home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
05/04/16
Aumento de pessoas obesas pressiona gastos com a saúde no mundo
Nos últimos 40 anos, o número saltou de 105 milhões, em 1975, para aproximadamente 640 milhões
Da redação

Nos últimos 40 anos, observou-se um crescimento sem precedentes no número de adultos obesos em todo o mundo. O número saltou de 105 milhões, em 1975, para aproximadamente 640 milhões nos dias atuais. Se o crescimento continuar, até 2025 cerca de um quinto dos adultos será obeso, segundo dados publicados pela revista científica Lancet. Com informações da Bloomberg.

Conforme o estudo, a taxa mais do que dobrou entre as mulheres e triplicou entre os homens. Dessa forma, de acordo com o estudo, a chance de cumprir a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, que é parar o aumento ao longo da próxima década, é “virtualmente zero”. O aumento global é explicado pelo maior acesso a alimentos baratos e aumento da renda. De acordo com Majid Ezzati, autor do estudo e presidente de saúde ambiental global, da Imperial College London, à medida que países saem da pobreza, ficou muito fácil comer mais, inclusive alimentos pouco saudáveis.

Segundo Bill Dietz, diretor do Centro Global Sumner M. Redstone para a Prevenção e o Bem-estar da Universidade George Washington, o estudo serve de alerta porque, com o aumento dos obesos, os governos precisarão se preparar para um aumento nos custos médicos e focar na prevenção. Dietz fez ainda um alerta, ao afirmar que os governos deveriam estar "nervosos em relação ao tsunami de diabetes que vem por aí”. “O custo desse aumento na prevalência da obesidade será descomunal”, completou.

Ainda de acordo com Ezzati, o mundo desenvolvido consegue amenizar esses impactos através de medicamentos para controlar diabetes, mal colesterol, ou a pressão alta, por exemplo. Já os sistemas de saúde do mundo em desenvolvimento, no entanto, podem não estar equipados para fazer o mesmo. “Eles estarão preparados para lidar com os efeitos em cascata à medida que entramos nessa situação de obesidade severa?”, disse.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.