home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
14/04/14
Bionovis receberá tecnologia da farmacêutica alemã Merck
Objetivo do acordo é fazer com que todos os produtos sejam fabricados no Brasil
Da redação

A Bionovis fechou parceria com a farmacêutica alemã Merck visando o desenvolvimento, fabricação e comercialização de um portfólio de medicamentos biológicos no Brasil. Segundo informações das companhias, a parceria irá focar em tratamentos de câncer, artrite reumatóide e esclerose múltipla. As informações são do Valor Econômico.

Segundo o acordo, a Merck irá fornecer exclusivamente para a Bionovis e seus parceiros tecnologia de oito produtos biológicos feitos a partir de células vivas, em acordo com a ideia de transferir seus conhecimentos de produção ao longo dos próximos anos. O objetivo é de que todos os produtos sejam fabricados no Brasil.

Em comunicado à imprensa, Stefan Oschmann, presidente global da divisão farmacêutica da Merck afirmou que está ansioso para trabalhar em colaboração com o governo brasileiro. O acordo marca também o início da unidade de negócios de biossimilares da multinacional na América Latina, com o Brasil como o centro de operações. 

A unidade está baseada no cantão de Vaud, na Suíça. Para Vera Valente, diretora de Biossimilares para a América Latina, é um marco importante para a Merck, já que a entrada em biossimilares é uma estratégia global. 

A Bionovis é uma joint venture entre Aché, EMS, Hypermarcas e União Química criada em 2012 através do apoio do governo federal para a produção de biossimilares no Brasil. A ideia, desde a criação, é que a empresa opere via PDPs (Produto de Desenvolvimento Produtivo) que, estimuladas pelo governo, envolvem a transferência de tecnologia de produção de medicamentos de empresas estrangeiras e nacionais para laboratórios públicos. 

Assim, o governo federal será o principal comprador dos medicamentos produzidos nacionalmente pelo laboratório, e vê nessa iniciativa a possibilidade de reduzir seu bilionário déficit da balança comercial da saúde.

Com investimentos de R$ 240 milhões, a companhia planeja agora construir uma fábrica de biológicos no Rio de Janeiro. Aproximadamente 60% dos recursos são de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A empresa está no processo de obtenção de licenças do terreno onde será construída a unidade e espera colocar no mercado o primeiro produto em 2016.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.