home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
16/06/17
Brasil e Paraguai reafirmam cooperação em diversas áreas da Saúde
Parceria será de renovação de compromissos conjuntos com foco em capacitação de profissionais
Agência Saúde

Brasil e Paraguai vão reafirmar parceria em diversas áreas da saúde. O ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, visitará Assunção, no Paraguai, nesta quinta-feira (15), onde se reunirá com o ministro da Saúde daquele país, Antonio Arbo, e visitará unidades de saúde da região. Durante o encontro, os ministros assinarão carta de renovação de compromissos conjuntos com foco em capacitação de profissionais. A partir da nova pactuação, serão buscadas novas áreas de cooperação bilateral em saúde, no marco da cooperação horizontal entre os países.

Com o novo documento, os dois países querem intensificar o trabalho conjunto nas áreas de fronteira, com particular enfoque em vigilância e controle de vetores, bem como outras enfermidades transmissíveis. As ações serão promovidas mediante a implementação de mecanismos de comunicação, educação, informação e articulação entre os serviços de saúde de ambos os países.

Deverão ser exploradas, a partir do compromisso, oportunidades de cooperação nas seguintes linhas: capacitação de inspetores de fabricação e controle de especialidades farmacêuticas; capacitação em avaliação de tecnologia sanitária; capacitação em relações internacionais e saúde global; intercâmbio de experiências e cooperação em matéria de procura e transplante de órgãos, tecidos e células. Além disso, ficará acordado que, para avaliar o avanço dos compromissos assumidos, será realizada, uma vez por ano, uma reunião conjunta de apreciação das respectivas ações.

Na ocasião, ministro Ricardo Barros também visitará duas unidades de saúde na região: o Instituto Nacional de Câncer Professor Dr. Manuel Riveros, e o Hospital Pediátrico Crianças de Acosta.

ACORDOS – Brasil e Paraguai já contam com parcerias na área de saúde. Uma delas é o Grupo de Trabalho para Integração das Ações de Saúde na Área de Influência da Itaipu (GT-Saúde Itaipu), que contribui para o fortalecimento das políticas públicas de saúde na região da tríplice fronteira, promovendo ações baseadas na integração e na cooperação entre os países vizinhos. Esse GT conta com nove comissões técnicas e, mensalmente, reúne os profissionais para elaboração de projetos e propostas. Já o projeto Chaco-Sudamericano, coordenado e financiado OPAS, tem o Brasil como apoiador e, como beneficiários, Argentina, Paraguai e Bolívia. As temáticas abordadas são saúde materno-infantil, saúde indígena e fronteira.

MERCOSUL – Na sexta-feira, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, participa da 40ª edição da Reunião de Ministros da Saúde do MERCOSUL, em Buenos Aires. Durante a ocasião, o ministro vai destacar às respostas do Governo Federal para as principais questões da saúde no Brasil, além de debater temas como a compra de medicamentos. Participam da reunião, os ministros da Saúde da Argentina, Jorge Daniel Lemus; do Paraguai, Antonio Carlos Barrios Fernández; e do Uruguai, Jorge Basso Garrido. O Governo brasileiro assumiu a Presidência Pro Tempore do MERCOSUL, pela primeira vez, em 1996.  O Brasil deve assumir a próxima gestão do grupo ainda neste ano.

CONVENÇÃO INTERNACIONAL - Dando continuidade à agenda de saúde internacional, o ministro Ricardo Barros, participa, na próxima segunda-feira (19) da Convenção Internacional Bio 2017, em San Diego, Califórnia (EUA). O evento, que termina quarta-feira (21), contará com convidados envolvidos em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores na área da saúde, agricultura, indústria, e a biotecnologia ambiental. A programação brasileira inclui atividades relacionadas à inovação, à regulação e à internacionalização da cadeia de biotecnologia brasileira.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.