A Brazil Pharma, empresa do banco BTG Pactual que atua no setor de farmácias, planeja abrir 100 lojas no Brasil em 2012. A ampliação no número de unidades, recorde para a companhia, é a estratégia para ampliar o crescimento orgânico e manter a expansão da margem bruta. As informações são do jornal Valor Econômico.
A companhia é dona de redes como a baiana Santanna, a pernambucana Guararapes e a paraense Big Ben e tem 379 lojas próprias e 359 franqueadas. No Nordeste, as redes controladas pela Brazil Pharma têm operações, além de Bahia e Pernambuco, no Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba e Alagoas.
No quarto trimestre de 2011, a Brazil Pharma registrou prejuízo de R$ 208 mil, resultado abaixo da perda de R$ 16,4 milhões verificada em 2010. No ano, a holding de farmácias do banco registrou lucro de R$ 5,5 milhões, ante prejuízo de R$ 23,3 milhões no ano anterior.
O presidente da companhia, André Sá, disse que a companhia abriu 86 lojas em 2011 e 71 em 2010. O processo de integração dos negócios comprados em 2011 e neste ano deve reduzir custos e permitir ganhos de desempenho.
"Começamos a capturar ganhos dessa integração em 2012 e maximizamos isso mesmo em 2013", disse Sá.
Além de continuar avaliando aquisições pelo país, a Brazil Pharma está concentrando esforços no relacionamento com a indústria.
"Isso deve impactar na nossa margem bruta. Queremos ser a primeira escolha dos fabricantes na hora de definir parceiros para uma promoção ou na hora em que for preciso vender um item em falta, por exemplo", disse o presidente da empresa.