home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
14/07/17
Keynote speaker do Médicos S/A - ExpoClínicas é eleito o Empreendedor do Ano do Sudeste dos EUA
Bruce Irwin criou o conceito de fast-clinic e detem atualmente maior prestadora mundial de atendimento de urgência e familiar
Mara Rocha e Filipe Sousa

O keynote speaker do II Fórum Médicos S/A - ExpoClínicas Bruce Irwin foi eleito o Empreendedor do Ano do Sudeste dos EUA, na categoria Health Care, no Ernst & Young Entrepreneur of the Year Awards, premiação norte-americana que homenageia empreendedores conforme critérios como inovação, desempenho financeiro e responsabilidade social.  Fundador e CEO da American Family Care (AFC), Irwin criou o conceito de fast-clinic e vai apresentar o seu case de negócios durante o maior evento de carreira, empreendedorismo e gestão da Medicina Brasileira, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, no WTC-São Paulo.

Outros oito empreendedores de diferentes setores da economia também receberam o Ernst & Young Entrepreneur of the Year Awards em suas respectivas áreas. A comissão julgadora foi composta por empresários e executivos de grandes empresas norte-americanas.

Rede com mais de 180 clínicas espalhadas por 26 estados nos EUA, a American Family Care foi criada em 1982 por Irwin, médico especialista em cuidados primários, sendo pioneira no modelo norte-americano de fast-clinic - conceito de clínicas de cuidados de emergência não urgentes a preços acessíveis, inspirado em cadeias de fast-food. Na época, trabalhando em urgências lotadas, o então jovem médico assistia diariamente pacientes com tosse, arranhões e fraturas menores, situações que poderiam ser tratadas melhor e de forma mais barata em outros lugares. Daí surgiu a ideia de criar a American Family Care, inicialmente instalada em clínicas na área de Birmingham, até se tornar na atualidade a maior prestadora mundial de atendimento de urgência e familiar.

O segredo para o rápido crescimento, segundo Irwin, é escolher locais de grande fluxo de pessoas para se instalar. Nesse sentido, o empresário tem um "macete": "siga as lojas Wal-Mart e Target", empresas muito populares nos EUA. A conclusão não é à toa - a AFC, que precisa de 30 pacientes por dia para se equilibrar, sempre investiu em estudos detalhados de população e tráfego para descobrir as melhores localizações de suas unidades. A rede percebeu que, ao transferir uma clínica antiga para um centro comercial da Wal-Mart, meio quilômetro ao lado, o pico imediato de atendimentos poderia aumentar em 30% ou mais. 

Crescimento acima da média

Em 2013, a AFC tornou-se a principal fornecedora de atendimento urgente, atendimento primário acessível e medicina ocupacional, com a aquisição da franquia Doctors Express. Atualmente a rede possui cerca de 600 de médicos, com uma média anual de três milhões de pacientes, sendo uma das empresas que mais crescem nos Estados Unidos segundo ranking da Revista Inc..

O bom resultado vem chamando a atenção de investidores. Em 2009, a AFC recebeu uma oferta de aquisição no valor de $ 80 milhões. Em 2014 - período em que, segundo Irwin, a rede recebia propostas semanais - as ofertas já tinham alcançado a casa dos $ 400 milhões.

Bruce Irwin é também um filantropo, prestando serviço de voluntariado e apoiando financeiramente causas como The Cystic Fibrosis Foundation, The American Heart Association, e The Arthritis Foundation. É Co-Chair da Alabama Leukemia & Lymphoma Society’s “Light the Night Walk”. O empresário vai apresentar o seu case de negócios durante o II Fórum Médicos S/A - ExpoClínicas, na palestra intitulada "Fast Clinic – A próxima disrupção no mercado de saúde do Brasil". Mais informações e inscrições no www.medicossa.com.br.  



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.