Cade aprova compra do Villa Lobos pela Rede DOr São Luiz
Conforme os documentos entregues à autoridade antitruste, rede informa que aquisição representa uma oportunidade de expansão em São Paulo
Valor Econômico
A compra do Hospital Villa Lobos, em São Paulo, pela Rede D'Or São Luiz S.A. foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). De acordo com despacho da superintendência geral da autarquia, publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (16), não houve restrições à operação. As informações são do Valor Econômico.
A Rede D'Or está presente no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Ceará e Tocantins e possui diversos empreendimentos médico-hospitalares e clínicas oncológicas. Na região metropolitana de São Paulo, a rede possui seis estabelecimentos com o mesmo perfil do Villa Lobos, ou seja, hospitais gerais, como o São Luiz Itaim e o São Luiz Morumbi, por exemplo.
O Villa Lobos é controlado atualmente pela Inal Interaudiovisão Laboratórios Empreendimentos e Participações S.A., que detém 93,67% do seu capital. Além disso, participações de sócios minoritários, todos pessoas físicas, também são parte do negócio, cujo valor é tratado como informação de acesso restrito no processo junto ao Cade.
Conforme os documentos entregues à autoridade antitruste, a Rede D'Or informa que a aquisição representa uma oportunidade para expandir sua atuação em São Paulo, especialmente em região da cidade onde tem “presença limitada”. O grupo vendedor, por sua vez, afirma que trata-se de uma “uma boa oportunidade de negócios”.
A operação implica sobreposição horizontal de atividades no mercado de serviços médico-hospitalares em São Paulo, mas isso é “irrisório”, na opinião das empresas envolvidas. Conforme o Cade, o ato de concentração resulta numa participação de mercado inferior a 10%, o que “não confere às partes possibilidade de exercício unilateral de poder de mercado”.