home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
18/04/13
Cade aprova por unanimidade compra da Medial pela Amil
Valor da operação realizada em novembro de 2009 foi estimado em mais de R$ 600 milhões. Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) recomendou a aprovação do negócio em 2011
Valor Econômico

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, por unanimidade e sem restrições, a compra da operadora de planos de saúde Medial pela Amil. O valor da compra foi estimado em mais de R$ 600 milhões e a operação, realizada em novembro de 2009, transferiu o controle da Medial Saúde para a Amil.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, recomendou, em 2011, a aprovação do negócio, mas com restrições. Segundo o órgão, a operação pode gerar problemas em relação à concorrência em três campos: a Seae recomendou a venda da carteira de beneficiários da Medial no segmento de planos médicos individuais e familiares nas cidades de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Suzano, Guararema, Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos; ativos como equipamentos, instalações e corpo técnico em Diadema, por causa de efeitos danosos no setor de analise clínica; e em parte da capital paulista, em função de problemas concorrenciais no ramo de serviços hospitalares.

Outra recomendação da secretaria é de que seja alterada a cláusula sobre não concorrência, trecho do contrato que estabelece regras para não haver competição entre os envolvidos na operação. Essa cláusula deveria se limitar aos mercados em que a Medial realmente atua, como planos médicos individuais e familiares, e nos municípios em que opera com esses serviços.

Na quarta-feira (17), o conselheiro Elvino Mendonça, relator do processo, votou a favor da aprovação da operação com a retirada da cláusula de não concorrência, em 30 dias. Mendonça aceitou apenas uma das recomendações da Seae, mas não encontrou razões para decidir pela venda da carteira de clientes a concorrentes porque a Medise saiu da Amil e, portanto, foi mantida mais uma competidora no mercado.

Já o conselheiro Eduardo Pontual fez apenas uma advertência. Segundo ele, ocorre no setor de planos de saúde uma consolidação muito forte e acentuada. "Pode ser um movimento positivo ou apresentar problemas significativos. Quando rivais começam a fazer associações, pode ser que os problemas passem a surgir", disse. No final, o negócio foi aprovado por unanimidade.

*As informações são do Valor Econômico.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.