home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
12/07/12
Casos diagnosticados de câncer de mama crescem 3,1% ao ano no mundo
Maior acesso a exames de detecção, aumento da expectativa de vida e programas de saúde pública influenciam nas taxas
Da redação

A taxa anual média de casos diagnosticados de câncer de mama no mundo cresceu 3,1% nos últimos 30 anos. Segundo o relatório internacional World Breast Cancer Report 2012, o número de diagnósticos subiu de 640 mil em 1980 para mais de 1,5 milhão no ano passado. As informações são da “Folha de S. Paulo”.

Vários fatores estão por trás do salto na detecção do problema, explica o coordenador do relatório, Peter Boyle, do Instituto Internacional de Pesquisa da Prevenção (sediado em Lyon, na França).

Primeiro, o maior acesso aos exames de detecção em países emergentes e pobres, com o aparecimento de programas de saúde pública, a exemplo do incentivo às mamografias no Brasil, fez com que houvesse uma “democratização” no diagnóstico do câncer de mama. Décadas atrás, a doença era majoritariamente detectada em mulheres em países ricos, que dispunham de estrutura para rastrear o problema. 

Outros dois fatores de risco contribuem para o aparecimento da doença: o aumento da expectativa de vida e a mudança de hábitos reprodutivos. Mulheres que demoram mais para engravidar correm, em média, risco maior de desenvolverem tumores mamários.

Estimativas – Cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama devem ser detectados no mundo em 2013. Por outro lado, enquanto o número de casos diagnosticados aumenta, a mortalidade tem caído a uma média anual de 0,6%.

Na América Latina, a mortalidade só não está em queda entre mulheres acima de 50 anos no Brasil e em Cuba. O Brasil ocupa uma posição intermediária entre os países latino-americanos, com cerca de 60 a 80 casos por 100 mil habitantes. O país da região com pior colocação é a Argentina (85 casos por 100 mil habitantes). Já Peru, Equador, Costa Rica e Colômbia têm a menor incidência: entre 30 e 47 casos por 100 mil habitantes.

>> Leia mais:



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.