home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
23/12/11
CE: Hemoce realiza o 40º transplante de medula óssea
Somente em 2011, 19 operações autólogas foram realizadas. Procedimento permite ao paciente receber células sadias da própria medula
Da redação

O centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) alcançaram, nesta quinta-feira (22), a marca de 40 transplantes autólogos de medula óssea realizados. O procedimento, que se assemelha a uma transfusão de sangue, permite ao paciente receber células sadias da própria medula, líquido que fica armazenado dentro de alguns ossos do nosso corpo e que tem como função produzir as células do sangue.

 

O beneficiado pelo procedimento realizado pelo Hemoce tem 56 anos e sofria de mieloma múltiplo, câncer que se desenvolve na medula óssea a partir do crescimento descontrolado de células plasmáticas, que constituem menos de 5% da medula e fazem parte do sistema imunológico do corpo, sendo liberadas para a corrente sanguínea. O portador da neoplasia pode apresentar um aumento no volume de células entre 10% e 90%.

 

Desde 2008, quando aconteceu o primeiro transplante autólogo do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará, a maioria dos que se submeteram ao procedimento encontrou a cura para o câncer. Somente em 2011, 19 transplantes autólogos foram realizados.

 

Existem dois tipos de procedimentos a que são submetidos os pacientes com determinadas doenças sanguíneas (leucemias, linfomas, anemias, entre outras), como o transplante autólogo, quando recebe células sadias retiradas da própria medula; ou o homólogo, quando precisa receber células da medula de outra pessoa que seja compatível, podendo recorrer a familiares, à rede de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, a BrasilCord; e também ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

 

Atualmente o Ceará tem mais de 102 mil pessoas cadastrados no Redome. Segundo estimativas, a chance de encontrar uma medula compatível é de apenas 1 em 100 mil, dependendo do número de doadores cadastrados.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.