home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
09/04/12
CE: número de transplantes de coração dobra no 1º trimestre
Entre janeiro e março desse ano, oito pacientes foram submetidos à cirurgia, contra quatro registrados no ano anterior
Da redação

O número de transplantes de coração realizados no Ceará dobrou no primeiro trimestre de 2012, se comparado com o mesmo período de 2011. Entre janeiro e março desse ano, oito pacientes foram submetidos à cirurgia, contra quatro registrados no ano anterior. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em 2011, o Ceará foi o segundo estado do Brasil em transplantes de coração em termos absolutos e proporcionais.

 

Esse ano, cinco pacientes receberam coração novo em janeiro, dois em fevereiro e um em março. O número de operações foi o mesmo registrado em 2008, quando também foram realizados oito transplantes no primeiro trimestre. Naquele ano, o total de 31 transplantes de coração nos 12 meses foi recorde. Em 2007 foram 24 transplantes de coração, 25 em 2009, 16 em 2010 e 25 em 2011.

 

Segundo o RBT, quem mais realizou transplantes de coração em 2011 foi o estado de São Paulo, que registrou 69 procedimentos, enquanto o Ceará aparece logo em seguida com um total de 25 cirurgias. Em termos proporcionais, o Distrito Federal realizou 3,5 transplantes de coração por milhão da população e, o Ceará, 3. O Paraná apareceu em terceiro lugar, com 1,7 transplantes pmp/ano.

 

Entre 2008 e 2009, Ceará aparecia como o maior transplantador de coração do país, com taxas de 3,8 e 3,0 pmp/ano. Em 2010, com 16 transplantes realizados no ano, o estado ficou em segundo do Brasil em transplantes por milhão da população, com taxa de 1,9 pmp/ano, atrás do Espírito Santo, que fez oito transplantes e registrou taxa de 2,3 pmp/ano.

 

Os transplantes de coração, no Ceará, são realizados pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. O HM dispõe de todos os procedimentos de alta complexidade, destacando-se nos transplantes cardíaco e pulmonar. A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.