home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
03/02/12
CFM reconhece troca de válvula aórtica por cateter
Procedimento utilizado em mais de 7 mil pacientes no mundo deixa de ser experimental no Brasil
Da redação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a técnica de implante de válvula aórtica por cateter como um procedimento seguro e eficaz para corrigir a obstrução em pacientes idosos com estenose aórtica e contraindicação para cirurgia. Com a decisão, a técnica utilizada em mais de 7 mil pacientes no mundo deixa de ser experimental no Brasil.

 

“Os trabalhos de âmbito internacional e nacional recentes demonstram evidências científicas que justificam o procedimento”, apontou o relator do Parecer CFM nº3/12 e secretário-geral da entidade, Henrique Batista e Silva.

 

No Brasil, mais de cem pacientes foram submetidos à troca de válvula via cateter, com altas taxas de sucesso e baixos índices de complicações. Um terço dos pacientes que precisam fazer a troca da válvula por ter estenose grave não pode ser submetido à cirurgia por causa de idade avançada ou doenças que aumentam o risco de morte na operação.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), estudos clínicos recentes demonstraram redução da mortalidade e significativa melhora na qualidade de vida quando comparado com o tratamento clínico convencional. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.