home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
07/10/13
Como as empresas podem entrar em países emergentes
Além dos Brics, mercados de saúde na África e Ásia são promissores e particulares
Da Redação

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ganharam novos integrantes no grupo de países emergentes que atraem investimentos do setor de saúde. As multinacionais estão de olho também em nações africanas e asiáticas, como no Cambodja. No entanto, apesar de um mercado promissor, a entrada nestes países é bastante particular. As informações são do The Guardian.

Os países em desenvolvimento são responsáveis por 80% das mortes de doenças crônicas, segundo o International Finance Corp (IFJ). Nestes mercados, o crescimento dos investimentos no setor de saúde tem sido maior do que o crescimento do Produto Interno Bruto, segundo pesquisa da Organization for Economic Cooperation and Development.

Há alguns anos, as empresas não viam estas regiões como mercados promissores. Hoje, estes mesmos países são vistos de outra forma pelas companhias, por conta do crescimento da classe média e o aumento da necessidade dos governos de suprir a demanda em saúde com poucos recursos. Segundo relatório da IFJ, 50% dos gastos totais em saúde em países como Índia, Nigéria, Geórgia, Guatemala e Vietnã são destinados ao setor privado. Na Índia, Cambodja, Nepal, Indonésia, Bangladesh, Ruanda Quênia e Etiópia, 60% das mulheres deram à luz em clínicas privadas.

"Há apenas cinco anos, que as pessoas viram que é possível ter lucros em investimentos no setor de saúde na África", declarou a diretora do programa PhamaAcess Foudation, Nicole Spieker, durante uma conferência da SOcial Capital Markets, no mês passado em San Francisco. 

A GE Healthcare está investindo milhões de dólares em pequisa e desenvolvimento de equipamentos médicos para este mercado, assim como a GlaxoSmithKline, que reinveste 20% dos lucros gerados em países menos desenvolvidos em programas comunitários em saúde. A tendência é seguida pela Siemens Healthcare, Philips Healthcare e pela Hewlett-Packard.

Dicas - Os desafios dessas empresas para entrar nos mercados emergentes são bem grandes e é preciso levar em consideração alguns aspectos para ter sucesso nestes tipos de investimento. A primeira dica é perceber que o dinheiro já está no exterior e que não é preciso usar fundos extras para começar novos investimentos fora do país sede.

Além disso, é preciso investir em novas formas de marketing e considerar as especificidades do local. "A comunicação com o consumidor é muito diferente. Há uma série de regras e pessoas que foram multadas em grandes quantias por suas ações de marketing", afirmou Dimitri Drone, diretor do setor farmacêutico e de ciências da vida da PwC.

Outra indicação é a formação de parcerias com ONGs locais. É necessário ter paciência e entender que os preços são muito importantes em mercados emergentes.

Tags: Brics, Brasil, mercado,


PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.