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11/12/13
Conflitos entre acionistas da BR Pharma prejudica integração
Através de aquisições, BTG objetivou construir o maior grupo do setor. Mas Raul Aguilera, segundo maior acionista da empresa, critica atuação do banco no mercado farmacêutico
Exame

São Paulo - Em 2009, o banco BTG Pactual comprou redes de farmácias regionais com o objetivo de construir o maior grupo do país no setor: a BR Pharma. Com sete aquisições, a companhia hoje possui 1.186 unidades, vendas de 3,5 bilhões de reais e valor de mercado de quase 2 bilhões de reais. O empresário paraense Raul Aguilera, que construiu do zero uma das maiores redes regionais do país, em 1994, a Big Ben, crítica a atuação do banco BTG Pactual no mercado farmacêutico. Segundo o empresário, a BR Pharma "pensa com a cabeça de banco", e não entende de varejo”. O problema é que Raul Aguilera é o segundo maior acionista da BR Pharma, atrás apenas do próprio BTG. As informações são da Exame.

Em 2011, a Big Ben foi comprada pela BR Pharma e Aguilera permaneceu como acionista e responsável pela maior unidade da empresa que atua nas regiões Norte e Nordeste e respondem por 45% do faturamento. Sobre a gestão de seus sócios, segundo ele, “é um desastre”. Em dois anos, Aguilera e o BTG brigaram por quase tudo, como a participação no conselho de administração, a distribuição de lucros aos funcionários e política de compras. Em julho, o empresário foi para San Diego, na Califórnia, para preparar uma mudança definitiva. Mas dois meses depois precisou voltar para corrigir o que considerava erros na condução do negócio.

Aguilera demitiu um executivo que ele mesmo havia deixado em seu lugar e reassumiu a presidência da rede. Além disso, reabriu um depósito que havia sido fechado e despachou de volta para São Paulo mais de dez executivos enviados pelo BTG. Com a crise, o executivo Carlos Fonseca, responsável pelos investimentos do BTG Pactual, foi obrigado a ir até Belém para evitar que as desavenças se transformassem numa guerra aberta.

Mas esse conflito não é o único problema que o BTG enfrenta em sua entrada no mercado farmacêutico. Em 2009, quando o BTG estreou no setor através da compra da rede Farmais, o mercado brasileiro vivia um bom momento. O varejo no setor farmacêutico crescia 17% ao ano e os laboratórios nacionais, como EMS, Cristália e Aché, faziam a fortuna. Mesmo assim, o varejo era fragmentado. Enquanto nos Estados Unidos grupos como CVS e Walgreens tinham mais de 10?000 lojas, a Pague Menos era a maior rede brasileira, com 350 unidades.

O BTG foi o primeiro a perceber a oportunidade de consolidar o mercado e a abertura do capital da BR Pharma, em junho de 2011, foi o maior símbolo do sucesso da primeira fase da empreitada. Mas as coisas ficaram difíceis desde então. 

Liderança distante  Em 2012, duas grandes fusões — Droga Raia com Drogasil e Pacheco com São Paulo, redes que faturam entre 5 bilhões e 6 bilhões de reais — deixaram a liderança da BR Pharma distante. Enquanto as empresas líderes se concentram em São Paulo e Rio de Janeiro, a BR Pharma é formada por redes pequenas e médias que atuam em Guararapes (Pernambuco), Rosário Distrital (Centro-Oeste), Mais Econômica (Rio Grande do Sul), Sant’anna (Bahia), Big Ben (Pará), e a rede Farmais (São Paulo).

Seria preciso uma integração para fazer o tamanho valer, mas o BTG fez concessões que atrasaram os planos, como manter os sócios à frente de suas respectivas empresas por mais alguns anos, e a estrutura de comando criou dificuldades.

Há pouco mais de um ano, os antigos donos de redes barraram a escolha de Álvaro Silveira Júnior, da Rosário, para coordenar a integração e ser vice-presidente, com medo de que ele beneficiasse sua rede e prejudicasse as outras. Carlos Alberto Dutra, da concorrente Drogasil acabou sendo contratando para o cargo, mas foi demitido um ano depois.

Quando os donos das redes Sant’anna, Guararapes e Mais Econômica deixaram os negócios, as coisas começaram a se acertar e Silveira Júnior assumiu o posto em outubro. No fim de novembro, a empresa contratou o ex-presidente do Aché, José Ricardo Mendes, para a vice-presidência de estratégia e finanças e o maior desafio da dupla é aumentar a eficiência das lojas. 

Atualmente, a BR Pharma vai bem em vendas. Faturou nos primeiros nove meses do ano 2,5 bilhões de reais, 14% acima do mesmo período do ano passado. Mas a rentabilidade final é baixa: a margem líquida foi de 1,7%, bem abaixo dos 2,7% da Raia Drogasil, líder do setor. A falta de integração entre as redes pesa nos custos e até o momento a BR Pharma não conseguiu unificar a área de compras em São Paulo. Outro problema é a variedade de produtos entre as redes. A Big Ben vende livros, celulares e cerveja. A Rosário tem lojas tradicionais, que vendem remédios e perfumaria.

Com medo de perder a agilidade na negociação com fornecedores, Aguilera foi contrário à ideia de unir as compras em São Paulo. A BR Pharma negociou a compra da distribuidora de medicamentos Profarma, na tentativa de aumentar a margem de lucro. Mas o próprio BTG desistiu ao percebeu que outra aquisição atrapalharia ainda mais a integração. Em 2013, o valor de mercado da BR Pharma caiu 44% e as ações da concorrente Raia Drogasil perderam bem menos: 19%. 

Para que o BTG consiga lucrar com a venda da empresa no futuro, avançar na integração é essencial. Segundo o analista do banco Brasil Plural, Guilherme Assis, os esforços para melhorar a rentabilidade indicam que “a Brasil Pharma está tentando se tornar um alvo interessante”.

Recentemente, a empresa negociou sua venda para o grupo petroquímico Ultra. Mas as conversas não avançaram e o Ultra comprou, em outubro, a Extrafarma, de Belém, por 1 bilhão de reais. O BTG informou que “não teve e não tem interesse em vender qualquer participação na Brasil Pharma”.

*As informações são da Exame.



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