home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
15/03/12
Despesa média da saúde suplementar deve dobrar até 2050
Estudos do IESS e da Fenaess medem impactos do aumento da concentração de idosos na população brasileira sobre seus negócios
Da redação

O setor de saúde suplementar deve experimentar uma elevação em mais de 54% das suas despesas médias por pessoa até 2050, em decorrência das mudanças do aumento da concentração de idosos na população brasileira. A previsão do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é resultado de um levantamento realizado com o objetivo de calcular o custo financeiro da nova composição populacional sobre empresas e setor público. As informações são da coluna “Mercado Aberto”, do jornal Folha de S. Paulo.

 

“O preço cobrado para quem tem mais de 59 anos não pode ser superior a seus vezes o cobrado do mais jovem. A regra não é viável a longo prazo. Mas é preciso respeitar o estatuto do idoso”, comenta Luiz Carneiro, superintendente executivo do IESS. Até o segundo semestre deste ano, o instituto deve finalizar e entregar ao setor de saúde suplementar um cálculo sobre a incidência de doenças crônicas.

 

Outros estudos vêm sendo realizados por diversas entidades do segmento com o objetivo de medir com maior precisão a alta do custo e seus reflexos nos negócios. A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) concluiu que os gastos com saúde subiriam 43% per capita se a população atual tivesse perfil semelhante às previsões para 2040, considerando apenas a maior porcentagem de indivíduos idosos, sem mensurar a incidência de doenças crônicas.

 

“Hábitos preventivos e saudáveis podem reduzir o ritmo do crescimento dessas despesas. Outra saída seriam modelos de poupança”, diz José Cechin, diretor-executivo da FenaSaúde.

 

Nas operadoras de autogestão, os idosos já representam 22,3% dos beneficiários, segundo a Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde). 

 

>> Leia também:

Gastos com idosos são maiores para autogestão, aponta Unidas

 

Programa de prevenção reduz em até 29% custos das operadoras

Prevent Senior é primeira operadora com foco na 3ª idade




PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.