O executivo Marcelo Noll Barboza, diretor-presidente da Diagnósticos das Américas (Dasa), uma das maiores empresas de medicina diagnóstica do país, renunciou ao cargo, segundo Fato Relevante divulgado pela companhia nesta segunda-feira (02). O documento não menciona as razões da saída de Barboza, que acontece cerca de um mês após dois importantes diretores da Dasa deixarem seus cargos: José Maurício Puliti, diretor financeiro e de relações com investidores, e Rodrigo Musiell, diretor comercial.
Em entrevista concedida à Diagnóstico em setembro de 2011, Barboza falou sobre a mudança de estratégia da companhia, com mudança do foco para o crescimento orgânico e aumento da rentabilidade da operação. "Temos que equilibrar a necessidade de ter operações rentáveis e as responsabilidades que temos com os acionistas, com a qualidade e eficiência na prestação dos serviços", declarou.
Com mestrado em Business Administration pela Harvard Business School e passagem por companhias como GE Healthcare, Barboza estava há três anos e meio no cargo e continuará à frente da empresa até o dia 27 de abril. Pelo acordo feito com o conselho de administração, o executivo prestará serviços de consultoria à Dasa por um período de até dois anos, além de participar do processo de integração do novo diretor-presidente.
“Tenho uma sensação de dever cumprido. Nestes três anos e meio que estive à frente da operação da Dasa, a companhia saiu de uma situação de prejuízo e com ROIC de 9% para uma performance em que consegue combinar um bom lucro e ROIC próximo a 18%, com crescimento orgânico de 12%”, disse Barboza, segundo Portal Exame.
Com a saída de Puliti e Musiello, em fevereiro, Barboza também ocupava, em caráter provisório, os cargos de diretor financeiro e de relações com investidores. O presidente do conselho de administração da empresa, Romeu Côrtes Domingues, vai assumir o cargo temporariamente. O conselho deve escolher um novo diretor-presidente em até seis meses.
Segundo o fato relevante divulgado pela companhia, o cargo de diretor financeiro será assumido, interinamente, por Carlos Elder Maciel de Aquino. Para o cargo de diretor de relações com investidores, foi eleito Paulo Bokel Catta-Preta, até então superintendente da área.
>> Leia mais:
Saída de executivos derruba ações da Dasa na Bolsa de Valores