home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
13/02/12
Em crise de gestão, rede de Farmácia Santana é vendida
Holding Brazil Pharma anuncia compra de uma das mais tradicionais redes de farmácia da Bahia por R$ 347 milhões
Da redação

Depois de enfrentar problemas de gestão e um incêndio que destruiu seu principal centro de distribuição, a rede de farmácias Santana, uma das maiores e mais tradicionais da Bahia, foi vendida à Brazil Pharma por R$ 347 milhões. Posteriormente, a empresa emitirá R$ 150 milhões em ações, segundo fato relevante enviado pela companhia.

 

O primeiro pagamento da aquisição da Santana (R$ 347 milhões) corresponde a 70% do capital total da empresa. Desse total, R$ 247 milhões serão pagos à vista e R$ 100 milhões serão retidos para garantir o pagamento de possíveis contingências, sendo o eventual saldo liberado após quatro anos. Os 30% restantes serão incorporados "dentro do menor prazo possível", segundo a companhia, tornando os donos da rede sócios da Farmais, empresa da Brazil Pharma pela qual a Santana foi incorporada.

 

A rede de farmácias Santana é líder absoluta no mercado baiano, com cerca de 100 lojas. A empresa chegou a ser sondada pela rede de farmácias Pague Menos, mas as conversas não evoluíram. No final de 2011, um incêndio destruiu o depósito da companhia, no bairro do Imbuí, em Salvador. Ninguém ficou ferido no acidente, mas o prejuízo para a rede foi de mais de R$ 40 milhões, segundo a Caixa Seguros, que tem contrato com a empresa.  

 

Concentrada em Salvador, a operação da rede é conhecida no mercado local pela política de baixos preços e estrutura espartana de suas lojas, sem ar condicionado e arquitetura típica de farmácias de periferia, mesmo nas filiais localizadas em bairros nobres ou em shoppings centers. Outro ponto curioso é a política da empresa de só contratar negros para atuar em seus quadros, uma exigência de seu dono e fundador, Antônio Santana. Mas o que chamava mesmo a atenção era o processo de gestão das farmácias, tido como arcaico por especialistas do mercado. Apesar de todo investimento em informatização, é praxe entrar em suas lojas e flagrar funcionários do caixa anotando em pranchetas cada compra registrada.  A norma é obrigatória. Santana foi a última das grandes redes do país a adotar o sistema de auto-atendimento e também nunca teve site. Tido como centralizador – ficou a frente dos negócios até o fim – seu fundador sempre negou que estivesse vendendo a operação.

 

Recentemente, a Brazil Pharma anunciou a emissão de até R$ 250 milhões em debêntures (títulos de empréstimo), que serão usados para a expansão dos pontos de vendas da companhia e como capital de giro. Na Bahia, a holding já é dona da rede de farmácias Estrela Galdino. 

 

>> Leia também:

Brazil Pharma emite títulos para ampliar pontos de vendas

 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.