home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
18/11/11
Empresa pioneira encerra atividade em células embrionárias
Com a retirada da Geron, a ACT passa a ser a única empresa no mundo a fazer testes em células-tronco embrionárias
Da redação

A empresa norte-americana Geron, pioneira no emprego das células-tronco embrionárias em humanos, anunciou nesta semana que vai encerrar as atividades nessa área. A diretoria da instituição afirmou que, embora continue acreditando na promessa das células-tronco, está sendo forçada pela atual crise econômica a se dedicar a áreas com retorno mais imediato, como drogas contra o câncer. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

 

Com a retirada da Geron do ramo das células-tronco embrionárias, a também americana Advanced Cell Technology (ACT) passa a ser a única empresa no mundo a fazer testes em células de embrião. Sob a liderança do cientista Robert Lanza, o grupo emprega, atualmente, infusões celulares contra dois tipos comuns de doença degenerativa da visão. Outros testes com células-tronco adultas, menos versáteis, existem, inclusive no Brasil.

 

A Geron continuará o monitoramento dos quatro pacientes que já receberam a infusão de células-tronco, concluindo também os transplantes já projetados, mas não testará a abordagem em outros pacientes. A empresa tinha permissão do governo dos Estados Unidos para injetar as células na medula espinhal de cerca dez pacientes paralisados, a causa de lesões recentes na área.

 

Com o procedimento, as células-tronco embrionárias, capazes de se transformar em qualquer tecido do organismo, reconstruiriam os órgãos danificados. Os participantes do teste da Geron receberam oligodendrócitos, células do sistema nervoso responsáveis pela conexão dos neurônios, cortada durante lesões como acidentes de carro ou feridas a bala. Os testes não implicaram em efeitos colaterais para os pacientes, mas também não levaram a melhoras.

 

 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.