home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
02/08/12
Fanem tem segundo melhor semestre em exportações da história
Companhia alcançou crescimento de 18% nas vendas para o exterior e de 7% no mercado interno
Da Redação

A Fanem, empresa brasileira que atua na fabricação de equipamentos de neonatologia, cresceu 18% nas exportações, no primeiro semestre de 2012, em comparação ao mesmo período no ano anterior. Esse foi o segundo semestre mais expressivo no que diz respeito ao volume de produtos exportados na história da Fanem, que destina cerca de 35% de sua produção ao mercado externo. 


A América Latina correspondeu a 45% do total das vendas no exterior. Além disso, a empresa abriu mercado ingressando em mais um país do continente africano. Em março, forneceu 400 incubadoras de transporte para o governo do Quênia, iniciativa que é parte do objetivo de modernizar o serviço de saúde do país. 


“Os resultados foram excelentes e isso é reflexo de uma atuação agressiva nos mercados que selecionamos e nos quais investimos há muito tempo. Desde os anos 70, quando iniciamos as exportações, trabalhamos para tornar possível a internacionalização, que teve início em 2009. Agora com esse processo amadurecido, estamos alcançando resultados mais consistentes”, explica, Djalma Luiz Rodrigues, diretor executivo da Fanem. 

  

No mercado interno, o crescimento foi de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse valor é bastante representativo, levando em consideração que grande parte das vendas no Brasil acontece no setor público e está condicionada às licitações. Já o faturamento total da empresa, cresceu na faixa dos 12%, o que também é um altíssimo índice levando em consideração que o crescimento do PIB brasileiro para 2012 está sendo estimado abaixo de 3%.  


Contribuíram para o bom desempenho das exportações, a boa relação custo-benefício da linha de produtos Fanem e a melhoria das condições do câmbio. Suas exportações cresceram 47% em comparação a 2010. A meta para o segundo semestre de 2012, que tradicionalmente é mais aquecido, é aumentar o volume de produção e obter um crescimento de 20% no mercado externo. 


Ainda dentro de sua estratégia de internacionalização, a Fanem iniciou no primeiro semestre a produção das primeiras unidades de seus equipamentos na fábrica situada em Bangalore, Índia. O objetivo da unidade é abastecer o mercado interno indiano, que respondeu por 7% das exportações da Fanem em 2011. “Somos a primeira empresa brasileira do setor eletromédico a colocar uma fábrica na Índia.”, diz Rodrigues. 

  

Sobre a Fanem - Empresa brasileira líder na fabricação de produtos de neonatologia, a FANEM detêm 85% do mercado nacional. É a companhia brasileira com maior representatividade internacional na indústria mundial de equipamentos médicos, em especial de neonatologia, com grande expressão no mercado global do segmento de incubadoras. A exportação para mais de 90 países fez com que a empresa conquistasse um crescimento expressivo, tornando-se líder de equipamentos neonatais em diversos países. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.