home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
21/01/14
Farmacêuticas se reunirão com Padilha para discutir novas regras
Ministro, executivos e associações discutirão a sugestão do ministério de que os similares sejam registrados com preço 35% menor que o do medicamento de marca
Da redação

São Paulo - Devido à preocupação do setor farmacêutico com relação às novas regras para o mercado de medicamentos similares, uma reunião de urgência entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os participantes da indústria foi agendada para esta terça-feira (21), às 18h, em Brasília. As informações são do Valor Econômico. 

Padilha se reunirá com executivos e associações para discutir principalmente a sugestão do ministério de que os similares sejam registrados com preço 35% menor que o do medicamento de marca, um dos principais pontos de rejeição por parte do setor privado.

A inclusão nas medidas da possibilidade ou não de aceitação da intercambialidade por parte das empresas do setor também está sendo levantada. O motivo é que, caso o preço máximo dos medicamentos similares seja definido, algumas empresas poderão não querer que seus produtos possam ser substituídos pelos de referência na farmácia.

Segundo a proposta anunciada na última quinta-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério, os medicamentos similares - que, como os genéricos, utilizam princípios ativos que já tiveram o período de proteção de patente encerrado - deverão passar pelos mesmos testes aplicados aos de referência e aos genéricos.

Ao contrário dos genéricos, muitos similares são comercializados com marca, e isso exige um maior esforço em marketing e em políticas comerciais por parte da indústria. 

Uma fonte do setor informa que as empresas afirmam que podem ser prejudicadas em suas estratégias. Na reunião desta terça, as empresas nacionais deverão incluir na discussão a possibilidade de cortes em investimentos e redução de equipes focadas em marca.

A efetividade dos objetivos da medida é outro fator que está sendo questionado pelo setor farmacêutico. O governo espera que haja uma redução de preços em relação ao consumidor e aumento da oferta de produtos. 

O mercado, no entanto, alega que as farmácias geralmente repassam para o consumidor um desconto muito menor do que o dado pelo fabricante. Além disso, as novas exigências farão com que empresas menores tenham dificuldade em competir com as grandes empresas.

Leia mais:
>> Similares terão mesmas regras dos genéricos



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.