Fórum de Líderes da Saúde do NE: Debates sobre governança e PPPs encerram evento
Novas oportunidades de PPPs no Estado da Bahia, governança corporativa e sustentabilidade na saúde foram alguns dos assuntos abordados
Roberta Meireles
c.jpg)
Mara Souza, coordenadora de Projetos PPPs da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), falou sobre novas oportunidades (Foto: Roberto Abreu)
Terminaram, na tarde deste sábado (27), as palestras do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste. O presidente do Comitê Médico de Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Josier Marques Vilar, falou sobre “Governança corporativa e sustentabilidade na saúde”. Ele comentou que “a maioria dos empresários de saúde são médicos que assumiram funções gerenciais e vivem atormentados sobre qual decisão tomar”.
Para Vilar, é importante construir controles gerenciais que o deixem seguros para tomar decisões. “Governança corporativa é ‘cada macaco no seu galho’. Tem que ter as pessoas certas nos lugares certos”, afirmou. O maior entrave hoje enfrentado na gestão de saúde é a falta de medição dos processos, disse ele. “Sem medir, não é possível mudar. Se eu não sei o tempo médio de espera dos pacientes, como vou saber se preciso de mais funcionários para esse atendimento?”, questionou.
>> Veja galeria de imagens do segundo dia do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste - Salas Paralelas
Já o gerente de Novos Programas de Ensino do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Edward Yang, mostrou o case do Einstein para abordar a temática “Missão institucional: Permear as melhores práticas contribuindo para o mercado de saúde”. Ele garantiu que as pessoas que comandam os hospitais precisam saber onde querem chegar, “não só como visão, mas materialmente, com indicadores, bom planejamento e equipe qualificada”.
Yang contou que o Hospital Albert Einstein buscou referências em empresas estrangeiras e até de outros setores. “Nosso modelo de qualidade vem da indústria, por exemplo”, detalhou. “Mas agora no Brasil as outras corporações podem seguir nosso exemplo, não precisam refazer o caminho das pedras”, ressaltou.
E as “Novas oportunidades de PPPs no Estado da Bahia” foram debatidas pela coordenadora de Projetos PPPs da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Mara Souza. Detalhando o que são as parcerias público-privadas, ela explicou que o objetivo das PPPs é captar recursos privados e pagar em suaves prestações. “O que caracteriza aqui no Brasil esse tipo de parceria é que a população paga uma parte do investimento, e o Governo, outra. “Temos uma preocupação em oferecer um atendimento de qualidade, é uma dívida nossa com a sociedade que estávamos limitados de pagar por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal”, argumentou.
Veja mais informações no site do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste.
Leia mais: