home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
28/10/12
Fórum de Líderes da Saúde do NE: Debates sobre governança e PPPs encerram evento
Novas oportunidades de PPPs no Estado da Bahia, governança corporativa e sustentabilidade na saúde foram alguns dos assuntos abordados
Roberta Meireles


Mara Souza, coordenadora de Projetos PPPs da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), falou sobre novas oportunidades (Foto: Roberto Abreu)

Terminaram, na tarde deste sábado (27), as palestras do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste. O presidente do Comitê Médico de Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Josier Marques Vilar, falou sobre “Governança corporativa e sustentabilidade na saúde”.  Ele comentou que “a maioria dos empresários de saúde são médicos que assumiram funções gerenciais e vivem atormentados sobre qual decisão tomar”.
 
Para Vilar, é importante construir controles gerenciais que o deixem seguros para tomar decisões. “Governança corporativa é ‘cada macaco no seu galho’.  Tem que ter as pessoas certas nos lugares certos”, afirmou. O maior entrave hoje enfrentado na gestão de saúde é a falta de medição dos processos, disse ele. “Sem medir, não é possível mudar. Se eu não sei o tempo médio de espera dos pacientes, como vou saber se preciso de mais funcionários para esse atendimento?”, questionou.

>> Veja galeria de imagens do primeiro dia do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste
>> Veja galeria de imagens do segundo dia do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste
>> Veja galeria de imagens do segundo dia do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste - Salas Paralelas
>> Veja galeria de imagens do terceiro dia do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste
 
Já o gerente de Novos Programas de Ensino do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Edward Yang, mostrou o case do Einstein para abordar a temática “Missão institucional: Permear as melhores práticas contribuindo para o mercado de saúde”. Ele garantiu que as pessoas que comandam os hospitais precisam saber onde querem chegar, “não só como visão, mas materialmente, com indicadores, bom planejamento e equipe qualificada”.
 
Yang contou que o Hospital Albert Einstein buscou referências em empresas estrangeiras e até de outros setores. “Nosso modelo de qualidade vem da indústria, por exemplo”, detalhou. “Mas agora no Brasil as outras corporações podem seguir nosso exemplo, não precisam refazer o caminho das pedras”, ressaltou.
 
E as “Novas oportunidades de PPPs no Estado da Bahia” foram debatidas pela coordenadora de Projetos PPPs da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Mara Souza. Detalhando o que são as parcerias público-privadas, ela explicou que o objetivo das PPPs é captar recursos privados e pagar em suaves prestações. “O que caracteriza aqui no Brasil esse tipo de parceria é que a população paga uma parte do investimento, e o Governo, outra. “Temos uma preocupação em oferecer um atendimento de qualidade, é uma dívida nossa com a sociedade que estávamos limitados de pagar por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal”, argumentou.

Veja mais informações no site do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste.

Leia mais: 
>> Especialistas debatem sobre financiamentos e atendimento ao cliente
>> Debates quentes polemizaram a tarde do segundo dia do Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste
>> Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste: Fusões e aquisições é tema de debate
>> Fórum de Líderes da Saúde do NE: Empresas familiares precisam de profissionalização e renovação
>> Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste destaca crescimento da região
>> Começa hoje o Fórum de Líderes da Saúde do Nordeste



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.