home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
17/04/14
Gasto com exames aumentam 32% em dois anos, diz pesquisa
Segundo levantamento com 600 mil usuários de planos de saúde realizado pela MDS, o aumento nos custos foi ocasionada, principalmente, pelo aumento de 16% no volume de exames realizados
Da redação

Um levantamento com 600 mil usuários de planos de saúde realizado pela consultoria de seguros MDS mostra que os gastos com exames de análises clínicas aumentaram 32% em relação ao acumulado dos últimos dois anos. As informações são do Valor Econômico.

De acordo com a MDS, que pertence aos grupos Sonae e Suzano, o aumento nos custos foi ocasionada, principalmente, pelo aumento de 16% no volume de exames realizados. Houve também um aumento de 13% em alguns medicamentos e exames que passaram a ser solicitados com maior frequência nos dois últimos anos, como vitamina D (para osteoporose), vitamina B12 (anemia), somatomedina (hormônio do crescimento), hemoglobina glicada (diabetes), hemocultura automatizada (exame bacteriano) e perfil lipídico (doenças cardíacas).

Segundo Rildo Silva, diretor da área de benefícios da MDS, o custo dos exames teve alta de apenas 3% no ano passado. "O maior problema está no aumento da frequência. Mesmo cobrando uma coparticipação do usuário, que normalmente é de 20% sobre o valor do exame, houve essa expansão. Aparentemente, o valor dessa coparticipação perdeu relevância com o aumento dos salários nos últimos anos o que acaba não inibindo o usuário", disse. 

Em relação aos custos das operadoras de planos de saúde, os gastos com exames laboratoriais representam cerca de 30%; honorários médicos entre 20% e 25%; e as taxas de internação, materiais médicos e outros tipos de exames, de 30% a 40%.

Silva ressalta que os gastos com exames de análises clínicas não têm um acompanhamento detalhado pelas operadoras, que preferem se ater às despesas com materiais como órteses, próteses e medicamentos de alto custo.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.