home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
05/06/13
GE Healthcare cria solução móvel para ampliar acesso à saúde
Com kit móvel, equipe formada por 11 profissionais de saúde irá percorrer comunidades carentes e realizar visitas domiciliares para atendimento residencial e ambulatorial
Da Redação

A GE Healthcare desenvolveu uma maneira de ampliar o acesso à saúde para um número cada vez maior de brasileiros. A comunidade de Santa Marta, no Rio de Janeiro, foi escolhida para o projeto piloto através da utilização da “mochila da saúde”, kit composto por 13 equipamentos portáteis para uso médico.

Com a iniciativa, mais de 100 moradores da região, carente de serviços médicos, abriram suas casas para profissionais de saúde treinados para a realização de avaliação geral e exames como cardiovascular, pulmonar, obstétrico e abdominal. O projeto foi idealizado pela New Cities Foundation, com duração de janeiro de 2012 a abril de 2013.

“Inovação é a nossa resposta para os desafios e necessidades do Brasil. O projeto da mochila da saúde tornou viável que equipes médicas prestem serviços de qualidade a comunidades de baixa renda e de difícil acesso como Santa Marta. Continuamos trabalhando para ajudar o País a replicar essa iniciativa pioneira em outras cidades”, afirma Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE para a América Latina.

Em 30 semanas, aproximadamente 200 visitas domiciliares resultaram na detecção, em poucos minutos, de 20 diferentes tipos de doenças, como hipertensão e diabetes. Isto ajudou a gerar uma redução estimada de 360 internações para cada mil pacientes da comunidade. Com custo avaliado em R$ 84 mil, o kit móvel pode gerar uma economia calculada nos gastos públicos de R$ 200 mil a cada grupo de 100 moradores, considerando todos os procedimentos realizados.

A solução - As ferramentas que equipam a "mochila da saúde", com peso total de 15 kg, permitem total mobilidade para atendimento residencial e ambulatorial, possibilitando a realização de exames em pacientes onde quer que eles estejam. Com o kit móvel, uma equipe formada por 11 profissionais de saúde – quatro médicos, um gerente de enfermagem, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem – pode percorrer as ruas estreitas da comunidade para realizar visitas domiciliares.

A lista de equipamentos inclui o inovador ultrassom portátil VScan – do mesmo tamanho de um celular -, eletrocardiógrafo, medidor de pressão, todos da GE Healthcare, estetoscópio, tablet, balança de bioimpedância e medidores de glicose, marcadores cardíacos e de coagulação do sangue. O sistema de informática e ferramentas de telemedicina que produzem dados estatísticos, transferem informações para um sistema central e monitoram os atendimentos à distância também são de autoria da GE.

Para contar os detalhes deste projeto, o presidente e CEO da GE para a América Latina esteve no New Cities Summit, principal evento da New Cities Foundation. Anualmente, reúne tomadores de decisão globais para discutir a urbanização moderna e a inovação. Após contar com aproximadamente 750 CEOs no ano passado, na edição inaugural em Paris, na França, a segunda edição do evento acontece no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, de 4 a 6 de junho.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.