home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
11/07/14
Genéricos estão mais baratos, revela estudo
Segundo pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), entre 2013 e 2014, o preço dos medicamentos caiu até 53%
Da redação

Os preços dos medicamentos genéricos entre 2013 e 2014 caiu até 53%, segundo revelou segundo pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). As informações são da Folha de S. Paulo.

Para a economista do instituto, Ione Amorim, a pesquisa foi realizada nas farmácias, por telefone e nos sites das empresas, comparando o preço de nove medicamentos pesquisados em 2013. Todos apresentaram redução nos valores médios, que foram entre 6%e 53%.

Segundo Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma (sindicato da indústria), a concorrência é uma provável explicação para a queda nos preços. Segundo Mussolini, antes, eram três genéricos por medicamento de referência. Agora são oito. Os estoques são outro fator que pode ter afetado os preços.

O desconto médio dos remédios, em geral, é de 20% a 22%, segundo Renato Tamarozzi, diretor executivo da ABCFarma (associação das farmácias). Para os genéricos, o desconto é de 39%. 

Apesar da redução, o Idec critica a política de reajuste de preços. Ione afirmou que, em 2001, os preços dos remédios passaram por regulamentação, na qual foi criada uma política de reajuste que não existia. Até então, as farmácias podiam reajustar os preços livremente. Agora, há um teto máximo, mas não há controle sobre quando o valor sobe ou cai.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.