home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
28/05/15
Operadoras americanas são acusadas de formação de cartel
Processo sugere que a seguradora Blue Cross Blue Shield (BCBS) conspira contra o mercado ao evitar competição e ao diminuir os valores pagos aos médicos e prestadores de saúde
Filipe Sousa

A justiça federal do estado do Alabama está analisando processos por violação da lei da concorrência, envolvendo 37 empresas que alegadamente estariam funcionando sob prática de cartel. Entre as acusadas estão as seguradoras Blue Cross Blue Shield (BCBS), que reúnem aproximadamente um terço da população norte americana através de uma rede criada há algumas décadas. 

Um painel de juízes federais analisou as denúncias contra as seguradoras e avançou com dois processos nacionais – impetrados por provedores de saúde (hospitais) e consumidores. Os documentos acusam formalmente as operadoras de conspirar para repartir o mercado e evitar competição entre elas, aumentando os preços e diminuindo os valores pagos aos médicos e prestadores de saúde. 

Especialistas americanos afirmam que este é um duro teste ao sistema de saúde – um processo que pode se arrastar durante anos e pode envolver montantes gigantescos. 

Da parte das seguradoras, Scott Nehs, do conselho geral da Blue Association, defende que existe uma vigilância apertada e fiscalização rigorosa por parte do estado que asseguram que tudo é feito dentro das normas e sem “divisão ilegal do mercado". Do outro lado, os consumidores acusam a associação de limitar o número de negócios efetuados por empresas fora do universo da marca Blue e vão mais longe, implicando a empresa em acordos que resultam em "prêmios inflacionados". "Quanto menor for a competição, mais elevados são os preços", remata William Isaacson, advogado da Boies, Schiller & Flexner LLP, que representa os consumidores.

Do lado dos provedores de cuidados de saúde, o advogado Joe Whatley, disse de forma contundente que as práticas das seguradoras "por serem antigas não implica que sejam as corretas".

Com informações do Wall Street Journal, Reuters e informações da própria BCBS.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.