home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
30/08/12
Greve da Anvisa: Associações e sindicatos negam falta de medicamentos
CBDL diz que paralização, que já dura 44 dias, prejudica liberação de equipamentos
Elaine Patricia Cruz, da Agência Brasil

São Paulo - Associações e sindicatos negaram na terça-feira (29) que esteja faltando medicamentos no país por causa da greve dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que já dura 44 dias. De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), o comando nacional de greve das agências reguladoras - que inclui os trabalhadores da Anvisa – orientou os grevistas para que priorize os serviços essenciais, tais como a distribuição de medicamentos e de cargas perecíveis, de maneira a não prejudicar a população.

Mas, para Carlos Eduardo Gouvêa, secretário executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) a greve continua a afetar a liberação de produtos e equipamentos de saúde que são importados pelas empresas de diagnósticos. “Existe um grande acúmulo de produtos, em geral, nos aeroportos e portos. Dias atrás, a nossa área, principalmente de diagnóstico in vitro, estava com um problema crônico. Os laboratórios ainda seguem com um estoque muito baixo ou sem alguns determinados produtos”, disse Gouvea.

Segundo o secretário, a força-tarefa montada no final de semana em dois dos principais pontos de entrada do país, os aeroportos Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, (SP) e Internacional Galeão-Tom Jobim, no Rio de Janeiro, contribuiu para liberar parte dessa carga, considerada emergencial.

“Continuamos trabalhando em casos emergenciais apontados por laboratórios e bancos de sangue”, declarou. Os produtos que a força-tarefa conseguiu liberar emergencialmente se referem a marca-passos, órteses, próteses, diagnósticos para HIV e doenças infecciosas, além de medicamentos oncológicos, insulinas e fórmulas para alergia, entre outros, informou.

Gouvêa estima que mesmo que a greve acabe e a liberação das cargas comecem a ser feitas imediatamente a normalização dos estoques e dos fluxos das empresas levem até três meses para normalizar.

Já Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), informou não ter recebido qualquer notificação das 31 redes associadas sobre interrupção no abastecimento de remédios nas farmácias e drogarias do país.

No Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, que na semana passada alertou para a possibilidade de faltar o medicamento Xeloda, usado na quimioterapia oral, o problema foi solucionado. Segundo a assessoria do hospital, houve uma ameaça de falta do medicamento, mas dois lotes já foram enviados e supriram a necessidade emergencial, dando tranquilidade aos pacientes para os próximos dias.

Na segunda-feira (27), a Anvisa enviou notificação a 14 laboratórios farmacêuticos para que informem a condição de estoque de alguns medicamentos. A agência também pediu para que fosse informada sobre possível falta de produtos e problemas na liberação dos medicamentos. A Anvisa informou que já recebeu as respostas dos 14 laboratórios, mas que ainda não foi possível analisar todas as respostas.

A agência ressaltou que tem procurado todas as secretarias estaduais de Saúde para saber sobre a situação dos estoques de medicamentos e que analisa caso a caso quando é notificada sobre algum problema.

Leia mais:
>> Em meio à greve, Anvisa confirma denúncia de propina no porto de Santos
>> Anvisa pede que laboratórios informem situação de estoque de medicamentos
>> Hospitais pedem na justiça liberação de produtos retidos em aeroportos devido à greve da Anvisa
>> Anvisa retoma liberação de produtos farmacêuticos retidos em portos e aeroportos



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.