home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
31/10/16
III Fórum Hospitais Compliance reúne grandes nomes da saúde brasileira
Além de premiar instituições pelas boas práticas em compliance na saúde, evento lançou o primeiro livro e canal web sobre o tema no Brasil
Da redação


Viviane Miranda, diretora de Auditoria de Gestão de Riscos e Compliance do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), recebeu o prêmio Benchmarking Compliance (Fotos: Moisés Moraes)

Uma noite para entrar na história do compliance na saúde brasileira. Assim foi a III Edição do Fórum Hospitais Compliance, realizado na quinta-feira (27/10/2016), no NB Steak House - Faria Lima, em São Paulo. O encontro, organizado pela Revista Diagnóstico (Grupo Criarmed), reuniu algumas das principais autoridades do segmento médico-hospitalar brasileiro, entre os quais o presidente da Anahp, Francisco Balestrin, o deputado federal Luís Henrique Mandetta (DEM-MS), representando a bancada médica do Congresso Nacional, além dos presidentes da Abimed, Carlos Goulart, do Sindicato dos Hospitais do Rio de Janeiro (Sindhrio), Josie Vilar, e a diretora executiva do Instituto Ética Saúde, Cláudia Scarpim.

Leia mais

Na ocasião, foi entregue o Prêmio Benchmarking Compliance a oito hospitais e serviços de medicina diagnóstica que, além de seus esforços e investimentos em regulação e controle de riscos, se dispuseram a partilhar seus conhecimentos e práticas com o mercado. Na lista, os Hospitais Albert Einstein, Alemão Oswaldo Cruz e Infantil Sabará, além da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, dos laboratórios Salomão Zopi e Sabin, do Grupo Fleury.  A Abramed - Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica - recebeu o prêmio Benchmarking Compliance pela sua colaboração no incentivo a condutas éticas entre seus associados.

“O Prêmio foi uma forma de prestar deferência às organizações que fizeram o verdadeiro Benchmarking em Compliance”, afirma o CEO do Grupo Criarmed e idealizador do fórum, Reinaldo Braga. Para ele, a iniciativa poderá ter um importante impacto no desenvolvimento do tema no país.“O encontro conseguiu reunir, em um mesmo espaço, uma parcela representativa dos 'bandeirantes' do compliance na saúde brasileira”, acredita o executivo.
Segundo o empresário Paulo Sérgio Zoppi, do Salomão Zopi, o fórum tem um significado especial para o laboratório. “Estivemos no primeiro fórum hospitais compliance, organizado em 2014, e a partir desse evento é que nos motivamos a montar a nossa estrutura de compliance”, informa.
Na opinião do médico Conrado Cavalcanti, vice-presidente do Conselho da Abramed, o evento é emblemático para o setor. “A Abramed se sentiu muito honrada em poder participar de um momento tão marcante na história da medicina brasileira”, declara.

Para Viviane Miranda, diretora de compliance do Einstein - um dos homenageados da noite -, o desafio de implantar uma cultura de ética na saúde brasileira é algo  bastante motivador para profissionais de compliance. "Somos, de fato, 'bandeirantes', mas os avanços já começaram a ser percebidos. O Einstein se sente orgulhoso com esse prêmio, que dedico a todos os que trabalham nessa organização", afirma Viviane.

Versão internacional – O IV Fórum Hospitais Compliance acontecerá na Cleveland Clinic, em Ohio (EUA), no segundo semestre de 2017. Com o apoio do Instituto Coalizão Saúde, o evento terá três dias de palestras e conferências com speakers brasileiros, americanos e ibéricos, em mais de 20 horas de conteúdo teórico e prático sobre compliance na saúde. A programação também inclui workshops e tour por diversos setores do Cleveland Clinic. A instituição, que é Top3 entre os melhores hospitais dos EUA e referência no país em cirurgia cardíaca, foi eleita por seis anos consecutivos o Hospital Mais Ético do mundo, segundo a World’s Most Ethical Companies -  promovida pelo Ethisphere.

O IV Fórum Hospitais Compliance,  que é direcionado a CEOs de hospitais, serviços de medicina diagnóstica, indústria, além de executivos de compliance de toda a cadeia de saúde do Brasil e de demais países da América Latina, vai marcar também o lançamento internacional do livro “O hospital mais ético do mundo – O exemplo da Cleveland Clinic. A publicação, inédita internacionalmente, terá versões em português e espanhol.

O III Fórum Hospitais Compliance teve apoio institucional da Anahp, Abramed e Abimed, além do patrocínio da Extera, MV,  Mipyy e Grupo Elfa.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.