A IBM reforçou a sua entrada no competitivo mercado de tecnologia de informação em saúde ao revelar três grandes parcerias e fazer duas aquisições destinadas a reforçar a plataforma do seu supercomputador Watson.
A gigante informática de Nova Iorque, disse que sua divisão Watson vai trabalhar com a Apple, Johnson & Johnson e Medtronic para coletar dados, realizar análises e dar feedback sobre aplicações de consumo e dispositivos médicos. A empresa também vai adquirir o Explorys e a Phytel. O explorys é um sistema de computação em nuvem desmembrada da Cleveland Clinic, que agora tem 26 clientes principais do sistema de saúde, e a Phytel vende serviços de computação baseados na nuvem.
Segundo a IBM, as mudanças vão criar cerca de 2.000 novos postos de trabalho em Boston e Nova Iorque dedicados à análise de saúde. A empresa designou de Watson Health a nova divisão de análise de saúde.
"Em todas as indústrias, as nossas análises são de US$ 17 bilhões e agora nós vamos levar esse foco para a saúde. Nós não estamos brincando. ", Disse o Dr. John Kelly, vice-presidente sênior de soluções de portfólio e de pesquisa da IBM.
A IBM está intensificando sua presença no que se tornou um campo cada vez mais lotados de fornecedores de software que procuram ajudar os sistemas de saúde a lidar com a pressão para permitir o compartilhamento de dados entre sistemas e com os pacientes, as empresas que oferecem soluções de armazenamento e análise de dados com base em nuvem incluem o SAS Institute, athenahealth e numerosas empresas de menor dimensão.
A IBM sentiu claramente a necessidade de reforçar as suas capacidades de análise de saúde. A mais significativa das duas aquisições, cujos termos não foram divulgados, envolveu o Explorys, que fornece soluções de segurança baseadas em nuvem para a integração clínica e atende 360 ??hospitais e mais de 317 mil prestadores de serviços.
Além da Cleveland Clinic, que desmembrou a empresa em 2009, a plataforma de cloud-computing (computação na nuvem) Explorys é usado para identificar padrões nas doenças, tratamentos e resultados por instituições como Trinity Health, St. Joseph Health System e 23 outros sistemas.
A IBM espera que as aquisições forneçam à Watson Health Cloud melhores ferramentas para agregar e analisar dados de pesquisa clínica, social e de saúde.
A empresa planeja investir 1 bilhão de dólares nesse esforço. O Explorys "é apenas uma pequena empresa atualmente", disse Kelly, que acrescentou que "Eles são de classe mundial, uma das empresa de análise melhor classificadas."
Enquanto isso, as parcerias estabelecidas com a Apple, J & J e Medtronic poderão ajudar a IBM a desempenhar um papel significativo no mercado emergente de informações pessoais de saúde. Por exemplo, a parceria IBM-Apple vai aplicar os serviços em nuvem e de análise no HealthKit e no ResearchKit, que são características do novo Apple Watch. O Watson Health vai permitir que os usuários façam upload de dados pessoais de saúde não-identificados para fins de pesquisa.