Donos de um império que inclui empreendimentos em diversos setores, como emissoras de rádio e TV, jornais, gráficas e imobiliárias, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) deverá lançar em breve um plano de saúde voltado principalmente para seus fiéis. Segundo informações divulgadas pela revista “Exame”, o bispo Edir Macedo está construindo um hospital em São Paulo, localizado na região do aeroporto de Congonhas, em um terreno que já abrigou a sede da Rede Record, emissora que também pertence à Universal.
O novo hospital será o principal atrativo do novo plano de saúde e será estruturado apenas com equipamentos de última geração, de acordo com pessoas que acompanham o processo. O principal meio de divulgação do mais recente empreendimento de Macedo serão os próprios cultos da Universal, que possui mais de 15 milhões de fiéis. Fundada em 1977 por Edir Macedo, a IURD se tornou o primeiro e maior grupo neopentencostal do Brasil, estando presente em cerca de 200 países, segundo dados da própria instituição.
Diversificação – O plano de saúde da Universal está alinhado à estratégia de diversificação dos negócios da Universal, que possui investimentos no setor de varejo, marcas de alimentos e bebidas, a exemplo da Leão de Judá, criada com o intuito de substituir da Coca-Cola. Em 1989, a IURD comprou a Rede Record por cerca de US$ 45 milhões de dólares. Atualmente, a Universal é a maior proprietária de concessões de televisão do país, com 23 emissoras de TV, e 40 emissoras de rádio registradas em nome de um grupo de pastores. A igreja ainda arrenda 36 rádios, que integram a Rede Aleluia.