home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
06/05/14
Índice de Confiança do Setor de Seguros cai em abril
Segundo o coordenador do estudo, Francisco Galiza, valores sinalizam uma preocupação com o futuro da economia do país e as possíveis consequências nos negócios
Da redação

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), indicador que mede a confiança do setor de seguros no Brasil calculado através de pesquisa realizada pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENACOR), despencou para 82,1 no mês de abril. Essa foi a terceira avaliação divulgada desde o lançamento do ICSS, em março deste ano. Na primeira pesquisa, o índice chegou a 97,7 e, no mês passado, ficou em 94,0. Segundo analistas do setor, o resultado indica uma tendência pessimista no mercado. As informações são do Segs.com.br.

O ICSS é obtido a partir da combinação de três indicadores: o ICGC – Índice de Confiança das Grandes Corretoras, o ICES - Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras, e o ICER – Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras. Em abril, o ICES atingiu 94,3, menor valor desde que o indicador foi criado. A trajetória também não é favorável no ICER (63,7) e no ICGC (92,1).

De acordo com o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, esses valores sinalizam uma preocupação crescente das principais empresas do segmento de seguros com o futuro da economia brasileira e as possíveis consequências nos seus negócios.

Segundo ele, com esta terceira amostragem, os resseguradores demonstraram uma visão bastante pessimista em relação ao mercado. Para 60% dos executivos desse segmento, a rentabilidade do setor deverá piorar em 2014. Entre os dirigentes de corretoras de seguros que responderam à pesquisa, cerca de 46% acredita que a rentabilidade será reduzida este ano. Já 63% dos seguradores apostam que a rentabilidade permanecerá no mesmo patamar.

Economia - A pesquisa apurou ainda que 70% dos resseguradores, 36% dos dirigentes de grandes corretoras de seguros e 53% dos seguradores avaliam que haverá uma piora do quadro na economia brasileira. Nenhum corretor ou ressegurador acredita em uma melhora na economia, perspectiva apontada por 3% dos seguradores entrevistados.

Sobre o ICSS
O ICSS é elaborado mensalmente onde executivos de seguradoras, corretoras e resseguradoras respondem a três perguntas de múltipla escolha e de ordem qualitativa sobre o crescimento da economia, a rentabilidade e o faturamento nos próximos seis meses. As respostas são sigilosas e os indicadores são transformados em números, que variam entre zero e 200, justamente para o 100 ser a média. (Assessoria de Imprensa Fenacor)

Clique aqui para ver detalhes da pesquisa.

http://www.fenacor.com.br/download/ICSSabr2014.pdf



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.