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25/03/13
Indústria farmacêutica: laboratórios terão conexão on-line com centros de pesquisa
Software possibilita às companhias obterem informações sobre 400 mil centros no mundo. Maiores empresas farmacêuticas já testaram a ferramenta, que começa a ser vendida em abril
Valor Econômico

No vasto universo da internet é cada vez mais difícil encontrar um segmento não explorado para desenvolver um projeto inovador. Mesmo assim, um grupo de brasileiros encontrou uma área que ainda não possui um grande concorrente internacional: o relacionamento entre a indústria farmacêutica e centros de pesquisa que testam medicamentos em fase de estudo.

Segundo dados da Federação Internacional de Associações de Indústrias Farmacêuticas (IFPMA, em inglês), as pesquisas clínicas movimentam no mundo cerca de US$ 50 bilhões por ano. O custo médio para se testar um medicamento em pessoas é de US$ 150 mil por centro de pesquisa. Em todo o mundo, existe aproximadamente 400 mil centros de pesquisas clínicas, mas encontrar unidade adequada para testar determinado medicamento não é uma tarefa fácil.

De acordo com Fábio Thiers, presidente da ViS Research Institute - instituição que estuda a infraestrutura das pesquisas clínicas realizadas no mundo - é comum uma indústria contratar um centro e descobrir, no meio do processo, que ele não possui o número desejado de pessoas para realizar os testes, ou não conseguirá testar o medicamento no prazo adequado.

O projeto da companhia novata foi desenvolvido por Thiers enquanto ele cursava pós-doutorado em ciências da saúde e tecnologia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em parceria com Dan Martines, especialista em tecnologia da informação (TI), e com o médico Gustavo Kesselring, Thiers criou um software, acessado pela internet, que possibilita às companhias farmacêuticas obterem informações sobre 400 mil centros de pesquisa clínica no mundo.

A ferramenta oferece informações como localização do centro, número de pesquisadores, áreas de estudos, número de pacientes disponíveis para testes e equipamentos disponíveis. O serviço também compara o desempenho dos centros por área de pesquisa. A busca é similar à realizada pelo serviço de mapas do Google. Para isso, basta selecionar o tipo de pesquisa e os países onde a empresa pretende realizar os estudos e o software apresenta um mapa dos centros disponíveis.

O cadastro dos centros de pesquisa é gratuito. As companhias farmacêuticas pagam por pacotes de dados, que custam de US$ 500 mil a US$ 2 milhões. De acordo com Thiers, o valor pode parecer alto, mas não se compara à economia que as empresas terão com o serviço. O custo das pesquisas clínicas varia de US$ 1 bilhão e US$ 5 bilhões e a escolha do centro de pesquisas certo pode trazer uma economia de 10% a 20%.

A ferramenta da ViS Research foi desenvolvida após investimento de US$ 5 milhões, feito pelos próprios sócios. A empresa possui sete patentes registradas e conta com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Índia. A proposta é ter uma atuação global. 

Segundo Gustavo Kesselring, diretor de engajamento de centros de pesquisa da ViS Research, atualmente, dez das maiores empresas farmacêuticas do mundo já testaram a ferramenta, que começa a ser vendida em abril. "A expectativa é que sejam realizadas 300 pesquisas com a ferramenta já neste semestre, com a produção de 2 mil medicamentos", disse.

Ainda nesse semestre, os sócios da ViS Research planejam fazer uma nova rodada de investimentos. A meta é atrair entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões de fundos de investimentos.

*As informações são do Valor Econômico.



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