home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
29/01/14
J&J Medical aposta em segmentos de menor renda
Estratégia é ampliar a criação de produtos adequados à população de menor renda
Da redação
Atenta ao crescimento dos gastos do governo com o setor de saúde e ao aumento da demanda das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a Johnson & Johnson Medical Brasil está apostando na expansão geográfica e em um portfólio de menor custo. As informações são do Valor Econômico.

Com foco nos dispositivos médicos e produtos para diagnóstico de alta tecnologia, tradicionalmente, a divisão tem um portfólio que vai desde grampeadores cirúrgicos, próteses, aparelhos de diagnósticos de diabetes, até esterilizadores hospitalares. 

Segundo o novo presidente da J&J Medical no país, Marcio Coelho, a companhia percebeu a necessidade de aumentar o acesso da população a itens de alta qualidade. "Nossa estratégia é ampliar a criação de produtos adequados à população de menor renda", afirmou.

Há dois anos, a empresa criou um novo portfólio com 100 ítens, de 20% a 30% mais baratos do que os demais e para abastecer hospitais públicos. Este ano, Coelho prevê a introdução de 20 produtos adicionais ao portfólio.

Depois de atuar por dez anos no setor de saúde norte-americano, em outubro, Marcio chegou ao Brasil para comandar a divisão da multinacional no país. Com faturamento US$ 28,5 bilhões, atualmente, a divisão Medical é a maior, representando 40% de suas vendas globais em 2013.

No Brasil, o executivo deverá experimentar um contexto interessante: o segmento de dispositivos médicos e produtos para diagnóstico no Brasil movimentou US$ 2,059 bilhões no ano passado, o que representou uma alta de 12,6% ante 2012, segundo estimativas da própria J&J. Isto torna o mercado brasileiro o maior da América Latina, seguido do México. Para este ano, a perspectiva para o país é de crescimento de um pouco mais de 9%.

O potencial do mercado brasileiro torna-se mais visível ao se observar o setor de produtos para cirurgias menos invasivas, considerado o carro-chefe da J&J Medical no país. Atualmente, apenas 30% das cirurgia realizadas em hospitais privados são consideradas minimamente invasivas, enquanto no setor público, esta taxa é menor, de 10% a 15%. 

Segundo Coelho, é neste sentido que o mercado está indo e há espaço para crescer. A demanda brasileira vem sendo impulsionada principalmente pelo maior investimento do governo e pelo aumento da renda da população, que tem mais acesso aos planos privados de saúde.

As novas fronteiras de consumo brasileiras também estão no centro de sua estratégia de gestão. A proposta é desenvolver mais equipes de vendas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, para ensinar os médicos a utilizarem os produtos da J&J Medical. As expectativas são de crescimento de 20% nas vendas. Em 2012, a empresa investiu R$ 20 milhões na formação de médicos.

Entretanto, boa parte dos produtos vendidos pela J&J Medical no Brasil é importada. Na fábrica em São José dos Campos, são produzidos principalmente ítens para cirurgia, como agulhas e suturas, e equipamentos de diagnóstico. Para Coelho, a empresa poderia ter maior fabricação de produtos próprios no país. 

Seundo o executivo, há planos de uma nova fábrica. Alguns ítens com boa demanda seriam economicamente viável se produzidos no país. Mas ele ressalta que ainda está no início das negociações com a matriz. A ideia seria reforçar o papel de polo de exportações da unidade brasileira para a América Latina. Hoje, a fábrica representa 37% do total de dispositivos médicos e equipamentos de diagnóstico exportado pelo Brasil.

Além de trazer mais ítens para serem produzidos no Brasil, o novo presidente pretende atrair para o país investimentos da multinacional em um novo centro de pesquisa e desenvolvimento, que seria o primeiro da América Latina. Hoje, a J&J Medical tem centros nos EUA, na Inglaterra e na China. "Há interesse no Brasil", diz Coelho.


PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.