home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
24/02/12
Mais de mil fábricas no exterior aguardam aprovação da Anvisa
Agência precisa vistoriar unidades que pretendem exportar para o Brasil, mas demora chega a 3 anos
Da redação

Mais de mil fábricas de produtos médicos e hospitalares aguardam vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar a exportar para o Brasil, divulgou a coluna “Mercado Aberto”, da Folha de S. Paulo. Entre os materiais e equipamentos na fila estão produtos como próteses, luvas cirúrgicas, máquinas tecnológicas e seringas.

 

O atraso na vistoria ficou maior depois que uma resolução entrou em vigor há dois anos, determinando que as plantas de empresas com contratos de exportação de produtos para o Brasil necessitem de um certificado de boas práticas de fabricação.

 

Na inspeção, a Anvisa verifica procedimentos de produção como testes de controle de qualidade. A demora chega a três anos em alguns casos.

 

Em entrevista ao jornal, Bruno Reis, executivo da Anvisa, disse que a questão não é apenas burocrática. "A medida foi adotada por questão de risco à saúde pública. Para que possamos avaliar que tipo de produto está sendo exportado para o país", afirmou.

 

Entre as alternativas estudadas pela agência para diminuir a demora estão métodos para aperfeiçoar as visitas, capacitação de funcionários e reconhecimento das aprovações de agências estrangeiras.

 

Para Carlos Goulart, da Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares), a demora é prejudicial. "Imagine se uma empresa estrangeira vai vir, investir, e esperar quase quatro anos sem conseguir importar, sem emitir uma nota fiscal", disse.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.