home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
23/12/14
Mapfre estreia no setor de saúde e expande atuação no Brasil
Atuação da seguradora espanhola em previdência e saúde é estratégica e deve ser intensificada nos países onde a companhia atua
Valor Econômico

A seguradora espanhola Mapfre começou o processo de expansão no Brasil. Além de uma parceria com o Banco do Brasil, a companhia começou a atuar, em novembro, no setor de saúde suplementar. A operação exigiu investimento de R$ 15 milhões e está em fase piloto. As informações são do Valor Econômico.

Conforme o presidente-executivo global da companhia, Antonio Huertas, em visita ao Rio de Janeiro, a atuação da Mapfre em previdência e saúde é estratégica e deve ser intensificada nos países onde a companhia atua. Huertas acaba de voltar de um encontro com os gestores da companhia, na Turquia, onde a estratégia de expansão foi definida.

Segundo Huertas, a Mapfre está tentando melhorar a atuação nessas áreas. "Gostaríamos de, em um horizonte de três anos, ter maior presença nesses segmentos nos países onde atuamos”, disse. Além disso, Huertas disse ter conhecimento de que o mercado de saúde no Brasil é bastante competitivo e, por isso, não há uma meta de liderança no segmento, por enquanto.

Em 2012, a Mapfre Saúde deu entrada no cadastro da operadora de planos de saúde, junto à Agência Nacional de Saúde (ANS). E em outubro de 2014, conseguiu a aprovação do registro de três novos produtos: Personal, Pleno e Exclusivo. A operação atua em nível nacional e a distribuição é feita de forma direta ou por meio de corretores.

A atuação no setor de saúde suplementar está fora da parceria que a companhia tem com o Banco do Brasil no país, assim como as operações da gestora de recursos, previdência aberta, consórcios e títulos de capitalização. A associação com o BB, que deu origem ao grupo BB Mapfre, é restrito às áreas de seguros patrimoniais e de vida, que está sob o guarda-chuva da BB Seguridade.

O Brasil é o segundo maior mercado da empresa espanhola no mundo e responde por 20% do faturamento global. Até setembro, a receita do grupo no Brasil ficou em R$ 16 bilhões e o retorno do investimento (ROE), em 18%. Para 2015, a Mapfre espera manter a velocidade de crescimento, que neste ano está em torno de 15% – acima da média esperada para o mercado de seguros, que deve ter expansão de 9% em 2014, segundo estimativas próprias.

De acordo com Wilson Toneto, presidente da Mapfre Brasil, apesar do menor crescimento da economia, o mercado de seguros ainda tem grande espaço para se desenvolver no país. Questionado se a companhia revisou a expectativa de desempenho em função do menor crescimento econômico, Toneto afirmou que não.

“A nova classe média está segura e deve se manter crescendo mesmo que o Brasil não cresça como previsto. Com o produto adequado, a demanda por seguros é alta. E a situação do Brasil não é de retração, é de crescimento menor”, disse Huertas. “Não vejo problemas para o Brasil. Se o governo manda mensagem de confiança e age com transparência sobre o que vai fazer na área econômica pelos próximos três a cinco anos não há problema. Os investidores precisam de horizonte claro para tomar decisões”, completou.

Huertas destacou a importância da mobilidade, interatividade e simplificação da oferta de seguros. Segundo o gestor, é mais importante para o mercado brasileiro investir em novas formas de se conectar com o cliente do que em novos produtos. Ainda segundo Huertas, o ideal é ter duas plataformas: uma digital para produtos mais simples e para os viciados em tecnologia, e outra para o cliente mais tradicional.

As informações são do Valor Econômico.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.