home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
11/09/13
Medicamentos falsos movimentam US$ 75 bilhões no mundo todos os anos, segundo OMS
Para entidade brasileira, mercado ilegal é impulsionado por remédios caros, que deveriam ser subsidiados pelas empresas
Da Redação

Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o mercado de medicamentos falsos no mundo movimenta cerca de US$ 75 bilhões anualmente no mundo. O número de remédios corresponde a 10% dos produtos vendidos.

Segundo o estudo, todos os anos, 1 milhão de pessoas morrem em todo o mundo vítimas do uso de remédios falsificados. O motivo da opção dos pacientes por este risco no tratamento está ligado aos preços dos remédios segundo a Associação Brasileira das Empresas Operadoras de PBM (Programa de Benefício em Medicamentos). "Muitos vão ao médico, realizam os exames recomendados e até iniciam corretamente o tratamento medicamentoso que lhe foi prescrito. Mas, no meio do caminho, não conseguem dar continuidade porque acaba o dinheiro e, então, sem saber, acabam vítimas dos falsificados", disse o diretor da entidade, Rodrigo Bacellar.

De acordo com o Ministério da Saúde, a internet é um dos principais meios de acesso aos medicamentos falsos com mais de 1.200 sites ilegais de vendas destes produtos. Entre os principais produtos estão os inibidores de apetite, psicotrópicos e substâncias abortivas.

Para a associação, é preciso se inspirar em outros países e oferecer condições para combater o comércio ilegal de medicamentos. "Nos Estados Unidos e em outros países mais desenvolvidos, este programa já é muito comum. Hoje, mais de 250 milhões de americanos têm remédios subsidiados pelas empresas onde trabalham", comparou Bacellar.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.