home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
16/02/12
Memorial São José, do Recife, recebe certificação JCI
Título é o primeiro concedido a um hospital do Norte e Nordeste pela certificadora americana
Da redação

O Hospital Memorial São José, pertencente ao Grupo Fernandes Vieira, do Recife, acaba de receber o certificado de Acreditação Hospitalar da Joint Commission International (JCI), o mais importante do segmento no mundo. Este é o primeiro título concedido a um hospital do Norte e Nordeste pela certificadora americana, representada com exclusividade no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Agora, o Memorial São José se junta a outros 12 hospitais brasileiros e 140 mundiais que já possuem a acreditação.

 

"O certificado é o resultado de quatro anos de trabalho e engajamento de todos os funcionários, equipe médica e a diretoria do Hospital", comenta José Aécio Vieira, Diretor-Presidente do hospital.

 

A busca pelo título começou em 2008, quando o Memorial São José deu início ao processo de acreditação e implantou mais de 300 projetos para atender aos cerca de 1,4 mil itens de qualidade requisitados pelo Manual da Acreditação da JCI. A cada nova etapa, foram realizadas auditorias internas por consultores do CBA, para validar a correta aplicação das novas práticas até a avaliação final. O investimento total foi de cerca de R$ 10 milhões.

 

"Somos o primeiro hospital da região que tem a segurança do paciente certificada pela Acreditação Internacional mais importante do setor hospitalar. Isso dá ao paciente, inclusive ao turista que vem do exterior, a tranquilidade de saber que, no Memorial São José, ele terá o mesmo nível de atendimento dos melhores hospitais do mundo", comemora Augusto Gitirana, CEO do Hospital.

 

Segundo a médica Sylvia Lemos Hinrichsen, responsável pela condução do processo, na área médica, de Acreditação Hospitalar no Memorial São José, a conquista da certificação internacional traz uma nova cultura de segurança e qualidade no processo assistencial ao paciente. "O maior projeto ao longo desse período foi o investimento nas pessoas, em capacitações e treinamentos, buscando tornar o atendimento ainda mais humanizado, além de fazer uso de processos sistematizados e validados internacionalmente", avalia.

 

No Brasil, 28 unidades hospitalares e serviços de saúde, a exemplo de ambulatórios e programas de doenças, estão em processo de acreditação pela JCI. O Grupo Fernandes Vieira – GFV tem um faturamento anual de R$ 260 milhões e controla, além do Memorial São José, o Hospital Santa Joana, que também está em fase de acreditação pelo Joint Commission Internacional (JCI). O grupo possui mais de três décadas de atuação no mercado de saúde em Pernambuco e é dono dos principais planos de saúde do Estado. 

 

>> Leia também: Memorial São José (PE) aposta na cultura da qualidade



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.