home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
06/09/12
Mesmo com fim da greve, indústrias de equipamentos médicos ainda sentem dificuldades
Efeitos da greve dos servidores da Anvisa devem ser sentidos por pelo menos dois meses
Da Redação

Os efeitos da greve dos servidores da Anvisa, que durou 55 dias e paralisou a liberação de mercadorias em portos e aeroportos de todo o país (além de outros setores da Agência) ainda devem ser sentidos por pelo menos dois meses, segundo o vice-presidente da Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), Paulo Fraccaro.

Cerca de 50% do material utilizado pelo setor de artigos médicos e odontológicos é importado. A Abimo já contabiliza prejuízo de R$ 300 milhões, considerando as vendas internas, as exportações e os custos de armazenagem dos contêineres muitos dos quais precisam ser refrigerados. 

Durante a greve a Abimo impetrou mandado de segurança visando à liberação dos insumos e matérias-primas indevidamente retidos, bem como à licença antecipada de importação. A intenção agora é agilizar a liberação das mercadorias das empresas associadas. Até o momento, as empresas com mercadorias no porto de Itajaí e nos aeroportos de Florianópolis, Porto Alegre e Guarulhos foram beneficiadas. Ainda aguardam apreciação do pedido liminar os portos de Vitória (Tubarão), Santos e Rio de Janeiro e os aeroportos de Campinas e Congonhas.

Os dados do levantamento da Abimo registram que, entre os associados (empresas fornecedores de suprimentos e matérias-primas), 84% estavam com as importações prejudicadas, 72% estavam tendo as vendas internas prejudicadas e 39% tiveram a produção local comprometida. Os problemas enfrentados em aeroportos foram sentidos por 87% dos associados, enquanto outros 46% sofrem com problemas nos portos. Atualmente, 400 empresas são ligadas à entidade.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.