home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
12/11/13
MIP Brasil Farma disputará mercado de R$ 15 bilhões
Empresa recém-criada está em operação desde a semana passada para atuar no segmento de medicamentos isentos de prescrição
Da redação

São Paulo - Omilton Visconde Júnior, empresário do setor farmacêutico, transformou seus negócios em uma grane fortuna, como por exemplo, a venda da Biosintética, laboratório criado por seu pai nos anos 80, para o grupo Aché, em 2005. O mesmo aconteceu quando ele criou a Segmenta, empresa produtora de soros que vendida a peso de ouro para a Eurofarma e a Prevsaúde, companhia de gestão de benefícios de medicamentos, uma das pioneiras no País. Agora, a nova aposta do empresário é a MIP Brasil Farma, farmacêutica recém-criada para atuar no segmento de medicamentos isentos de prescrição, um polpudo mercado que movimentou quase R$ 15 bilhões no ano passado. As informações são do Estado de S. Paulo.

Visconde Jr. chamou Wolney Alonso para comandar a companhia. O executivo possui cerca de 20 anos de experiência no setor de saúde e é sócio de longa data em alguns dos empreendimentos de Visconde, como a Segmenta e a Entregga, consultoria voltada para a área de saúde. Inicialmente, a MIP Brasil Farma fará um investimento relativamente baixo para os padrões farmacêuticos. São cerca de R$ 20 milhões, o que inclui uma fábrica que deverá ser instalada em Ribeirão Preto (SP).

A meta é brigar com gigantes do setor, como a nacional Hypermarcas, a americana Johnson & Johnson e a francesa Sanofi, que estão entre as cinco maiores do País em medicamentos isentos de prescrição. ?Visconde Jr. que não vai entrar na disputa por genéricos nem vender analgésicos e antigripais, por exemplo, para evitar a grande concorrência nesse segmento. "Vamos trazer produtos diferenciados?", disse. Ou seja, produtos com margens atraentes e demanda crescente. 

O setor de medicamentos ?isentos de prescrição?, conhecido como OTC (Over The Counter, em inglês), cresceu 15% nos últimos anos e, segundo previsões do mercado, deverá manter a expansão acima de dois dígitos. "?A indústria precisa buscar produtos inovadores?", acrescenta Visconde. A farmacêutica já possui inclusive uma lista de produtos em desenvolvimento, com oito marcas de dermocosméticos, além de antiácidos e multivitamínicos. 

Para o primeiro ano de operação, a meta é faturar cerca de R$ 30 milhões. Para os próximos três anos, Alonso projeta uma receita de até R$ 70 milhões. A questão é se a MIP Brasil Farma poderá mudar de mãos futuramente. Alonso garante que não, mas não descarta, no entanto, a entrada de investidores estratégicos. "?Mas nem estamos pensando nisso agora", conclui.?

"A MIP já está com inserções de publicidade no canal SBT para atrair um público ?mais família?r", explica Alonso. Mídias sociais e blogueiras também estão no radar da nova farmacêutica. Os produtos já começaram a ser distribuídos nas redes da Drogaria São Paulo e Pacheco, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte da Bahia. O próximo passo será a Região Sul do País. "?O projeto é nacionalizar logo a distribuição?", diz Alonso. A Netfarma, empresa criada por Visconde Jr. com outros quatro sócios, entre eles o dono da Netshoes, o empresário Márcio Kumrian, também vai distribuir online os produtos da companhia.

Projeto do zero - A MIP Brasil Farma foi constituída em março do ano passado. O processo mais demorado é a submissão e aprovação dos registros de medicamentos e produtos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - etapa que costuma demorar cerca de dois anos, mas a agência do governo pretende reduzir esse prazo pela metade.

Quando a fábrica estiver em plena operação, a MIP pretende exportar produtos para América Latina. "?Temos o licenciamento dos produtos da YouMedical e acordo de exclusividade de distribuição para a região?", afirma Alonso. No mercado, empresários e consultores afirmaram que uma empresa sob o comando de Visconde Jr. tem tudo para dar certo. A fama de ?midas? não foi atribuída a ele à toa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.