home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
14/02/12
Nordeste concentra 59% das cidades com risco de surto de dengue
Bahia e Maranhão lideram a lista do Ministério da Saúde que faz alerta para sete dos nove estados nordestinos
Da redação

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que sete dos noves estados nordestinos têm cidades na lista de municípios com maior risco de surto de dengue. Bahia e Maranhão lideram a lista nacional, com 22 e 12 cidades, respectivamente. De 1º de janeiro a 1º de fevereiro de 2012, a região registrou 11.603 casos da doença. O número corresponde à metade do registrado no mesmo período do ano passado, quando 22.964 casos foram registrados.

 

Além de Bahia e Maranhão, a Paraíba também está na lista com sete cidades, seguida por Pernambuco (6), Ceará (3), Alagoas (2) e Sergipe (2). Das 91 cidades na lista, 54 estão no Nordeste, o que representa 59% do total. Segundo o governo, o principal problema do Nordeste é a concentração de água em depósitos, principalmente as caixas. O Ministério da Saúde considera o município em situação de risco quando o índice de domicílios com presença de larvas do mosquito passa de 3,9% do total pesquisado.

 

Em todo o Brasil, houve uma queda de 62% nos casos de dengue no início de 2012. Foram registrados 40.486 casos da doença de 1º de janeiro a 1º de fevereiro de 2012. No mesmo período do ano passado, o número de casos chegou a 106.373. O número de óbitos também caiu, passando de 95 em 2011 para 32 em 2012.

 

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, atribuiu a redução no número de casos a diversos fatores. “Temos vários fatores que contribuíram para este cenário: as medidas adotadas pelos gestores locais – como o trabalho dos agentes de endemias -, a participação da própria sociedade, que está mais consciente - e os aspectos climáticos, já que tivemos um janeiro chuvoso e mais frio”, explicou.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.