home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
05/09/14
Novo escândalo envolve laboratório Novartis no Japão
Grupo farmacêutico suíço revelou que não informou ao ministério da Saúde local sobre casos de efeitos colaterais graves vinculados a medicamentos contra o câncer
Da redação

Após se envolver no Japão com questões relacionadas à falsificação de dados, a Novartis acaba de se envolver em um novo escândalo. O grupo farmacêutico suíço revelou que não informou ao ministério da Saúde japonês sobre os 2.579 casos de efeitos colaterais graves, um deles fatal, vinculados a medicamentos contra o câncer. As informações são da agência AFP.

Em 2002, a Novartis realizou tratamentos com três mediamentos diferentes: Glivec (1.313 casos), Afinitor (261) e Tasigna (514), ambos destinados ao tratamento de leucemia.

Cientes dos graves efeitos colaterais, funcionários do serviço de marketing do laboratório consideraram que não era bom informar à divisão competente. Conforme a Novartis, que também reconheceu uma falta de vigilância por parte de seus superiores, esses funcionários não estavam plenamente conscientes da gravidade do problema. Dos casos apontados, outros 6.118 ainda estão sendo investigados.

Na última sexta-feira (01), a Novartis Pharma apresentou ao ministério da Saúde uma série de medidas, entre elas uma melhor formação de seus funcionários para evitar que no futuro situações similares se repitam.

Recentemente, a filial japonesa da Novartis foi envolvida em uma série de escândalos, um deles por manipulação de resultados clínicos de um medicamento contra a hipertensão, sobre o qual exagerou sobre efeitos positivos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.