home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
19/03/12
OMS alerta para resistência humana a antibióticos
Organização afirma que mau uso desse tipo de medicamento gera resistência e pode criar uma “era” em que simples arranhão poderá levar à morte
Da redação

O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal autoridade na área de saúde do planeta: a crescente resistência humana a antibióticos poderá fazer com que esses medicamentos não sejam mais eficazes em um futuro próximo. As informações são da BBC Brasil.


A OMS alerta para uma possível era "pós-antibióticos", na qual uma simples infecção na garganta ou um arranhão podem levar à morte. "Uma era pós-antibióticos significa, de fato, o fim da medicina moderna como a conhecemos", diz a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.


A diretora da OMS falou em um encontro de especialistas em doenças infecciosas, que aconteceu na última semana, na Dinamarca. Para Margareth, os principais desafios são enfrentados pelos países em desenvolvimento.


"Muitos países estão incapacitados pela falta de infra-estrutura, incluindo laboratórios, diagnósticos, confirmação de qualidade, capacidade de regulação, monitoramento e controle sobre a obtenção e a utilização de antibióticos", diz Chan, que afirmou ainda que comprimidos contra a malária são vendidos individualmente em mercados locais.


As declarações da diretora da OMS vêm no momento em que diversos grupos de especialistas em doenças infecciosas publicaram um relatório pedindo que as autoridades de saúde e políticos em todo o mundo aumentem os esforços para melhorar o uso dos antibióticos existentes, além de investigar os novos medicamentos.


O mau uso desses remédios tem sido apontado por especialistas como a principal razão para a resistência das bactérias a esses medicamentos. Para eles, muitas vezes são os próprios médicos que receitam excessivamente.


Segundo os autores do estudo, entre as medidas para evitar a resistência está o estabelecimento de programas que ajudem os médicos a decidir quando é necessário receitar um antibiótico e qual a melhor opção de tratamento.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.