home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
09/12/11
Pernambuco ganha primeiro hospital público com atendimento neurocárdio no país
Pelópidas Silveria fecha ciclo de reestruturação da rede integrada de hospitais da Região Metropolitana do Recife
Raissa Ebrahim, do Recife

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, inaugurou, nesta quinta-feira (8), o terceiro hospital de promessa de campanha. O Pelópidas Silveira (HPS) – às margens da BR-232, no bairro do Curado, na Região Metropolitana do Recife (RMR) – será referência nacional em atendimentos públicos de neurologia, neurocirurgia e cardiologia.

 

Com a conclusão do HPS, fecha-se o ciclo de reestruturação da rede integrada de hospitais da RMR. “Enquanto o Brasil discute a Emenda 29, uma alíquota de 12% de recursos para a saúde, Pernambuco já investe 18,5% de toda a sua receita no setor", calculou o governador Eduardo Campos.

 

Com 12.734 m2 de área construída e um investimento total de cerca de R$ 109 milhões, a unidade será a primeira do SUS a oferecer atendimento neurocárdio no Brasil. A solenidade de abertura contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

O HPS será também o primeiro hospital de custeio totalmente garantido pela União, através da pasta da saúde, que, a princípio, se comprometeu em enviar R$ 50 milhões anualmente. A unidade terá atendimento 24h e capacidade para realizar, por ano, 31.738 consultas, 5.040 internações e 43.470 atendimentos de urgência. Entre os exames especializados, estão cateterismo, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e polissonografia. 

 

A instituição conta com 168 leitos para várias especializações, sendo 120 destinadas à internação, 24 de UTI e outros 24 para observação de pacientes. O objetivo é atuar na retaguarda das grandes emergências, ajudando a desafogar os serviços, por exemplo, do Hospital da Restauração, do Getúlio Vargas e do Regional do Agreste (Caruaru), principalmente nas áreas de neurologia e neurocirurgia. Em cardiologia, o Pelópidas irá dividir a demanda com o Agamenon Magalhães e do Dom Helder. A unidade receberá ainda pacientes encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.