home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
09/01/14
Pesquisa: Empresários brasileiros estão menos confiantes
Segundo estudo, principais causas são a incerteza econômica, com 48%, e a burocracia, com 53%. Em escala mundial, o setor de saúde é um dos mais otimistas
Da redação

São Paulo - Os empresários brasileiros estão pouco otimistas com seus negócios, em comparação com o resto do mundo, é o que aponta a pesquisa global da Gant Thornton. Segundo o estudo, o nível de otimismo dos executivos do país é de 10%, enquanto o mundial é de 27%. As informações são da Exame.

Ainda de acordo com a pesquisa, realizada trimestralmente pela consultoria, a queda de otimismo do brasileiro do primeiro para o quarto trimestre é gigante: de 48% para 10%.

O estudo foi feito com 12,5 mil empresas de 44 países, sendo 300 brasileiras e engloba diveros setores, como o setor hospitalar e o de saúde como um todo, além de construção, tecnologia, alimentos e bebidas, varejo, transporte e mineração.

O percentual de otimismo de cada país é resultado da soma de companhias que afirmam estar muito ou levemente otimistas, menos as que se dizem muito ou levemente pessimistas.

Causas - No Brasil, a incerteza econômica, com 48%, e a burocracia, com 53%, as principais causas do baixo otimismo. O índice colocou o Brasil na quinta posição no ranking dos países mais burocráticos do mundo. 

No último trimestre de 2013, 64% dos executivos brasileiros disseram que esperavam aumento nas receitas de suas empresas, o que representa uma queda de sete pontos percentuais em relação ao período anterior. Mesmo assiom, trata-se de uma parcela ainda maior do a média global, de 52%. 

Mas a expectativa de aumento da receita não deve estar relacionada a investimentos. Apenas 22% dos empresários disseram que pretendem fazer novos investimentos, uma redução de seis pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Em todo o mundo, a média foi de 19%.

Um ponto positivo é que, no último trimestre, 57% dos executivos no país disseram que esperam lucrar mais, contra 52% no trimestre anterior. A média global é de 40%. 

Em escala mundial, os setores mais otimistas são os de saúde e infraestrutura, como abastecimento de água, eletricidade e gás, com o índice de 36%. Na outra ponta, está o de tecnologia limpa, com 11%. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.