home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
28/03/12
Programas de prevenção crescem 400%, diz ANS
Número de beneficiários passou de 198 mil para 932 mil, desde agosto de 2011
Da redação

O número de programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, desenvolvidos por operadoras de planos de saúde, aumentou cerca de 400%, desde agosto de 2011. A ampliação veio após a publicação, no último ano, pela ANS, das Resoluções Normativas 264 e 265, que incentivam as operadoras a implementarem programas dessa natureza. Antes da vigência das RNs, 127 programas foram informados à ANS com a estimativa de participação de 198 mil beneficiários. Após seis meses, foram 543 programas com a participação de 932 mil beneficiários, aumento de quase cinco vezes no número de usuários de planos de saúde beneficiados com a iniciativa.

 

Os programas implementados pelas operadoras, além de estimular hábitos saudáveis, oferecem prêmios e descontos nas mensalidades dos planos.  “A iniciativa representa uma mudança de paradigma na saúde suplementar, pois o objetivo do sistema de saúde deve ser promover a saúde e não somente tratar doenças”, enfatiza o presidente da ANS, Mauricio Ceschin.

 

O foco dos programas é voltado para temas como estímulo à atividade física, alimentação saudável, prevenção do câncer, das doenças sexualmente transmissíveis, da osteoporose, da hipertensão, da diabetes, do tabagismo e da obesidade. A saúde do idoso é outra área de atenção com grande destaque.

 

Por meio do monitoramento realizado pela ANS, é possível verificar alguns resultados alcançados pelos programas, como a diminuição da exposição a fatores de risco, como inatividade física, alimentação indadequada e tabagismo; a adoção de hábitos saudáveis; o aumento da capacidade funcional; além do aumento da utilização de exames preventivos e tratamento precoce do câncer. Também é possível verificar uma diminuição da taxa de internação por doenças crônicas; mudanças de hábitos e do ambiente doméstico para evitar quedas em idosos; e retorno financeiro comprovado do investimento feito pelas operadoras nos programa.

 

>>Leia mais:

Medicina preventiva: Economia e bonificação para operadoras

Brasileiro é hospitalocêntrico”, diz presidente da Abramge




PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.