A rede cearense Pague Menos continua em primeiro lugar em faturamento e número de lojas quando são consideradas apenas as redes de farmácias e não os grupos farmacêuticos. Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostra que as fusões e aquisições que ocorreram entre redes de varejo farmacêutico movimentaram o setor em 2011. As informações são da revista Veja.
O Grupo Raia/Drogasil, que surgiu da união entre Droga Raia e Drogasil – respectivamente 4º e 5º colocados em faturamento e 2º e 3º em número de lojas –, ultrapassou a líder Pague Menos, do Ceará, quando contabilizados os grupos econômicos.
A DSP/Pacheco, formada a partir da fusão entre a Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco, assume o segundo lugar em faturamento e número de lojas no ranking dos grupos.
A rede Brazil Pharma, que pertence ao BTG Pactual, alcança o terceiro lugar em número de lojas no ranking dos maiores grupos, mas, se contadas individualmente, as redes que compõem o grupo estão bem atrás da Pague Menos: Mais Econômica (9º), Big Ben (11º), Rosário (12º) e a rede baiana Santana (13º), que foi comprada recentemente pelo grupo.
Em 2011, as vendas das farmácias e drogarias voltaram a crescer, segundo a associação. As 29 grandes redes associadas à entidade comercializaram mais de R$ 20 bilhões, com alta de 20,4% em relação a 2010. A venda de genéricos, que cresceu 26,91%, está entre as razões do aumento.
Essa foi a primeira vez que a pesquisa, realizada anualmente pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-SP) a pedido da Abrafarma, contabiliza não só as redes individualmente, mas também os grupos aos quais pertencem.
>> Veja ranking completo:
FATURAMENTO
1º) RAIA/DROGASIL - SP
2º) DSP/PACHECO - SP/RJ
3º) PAGUE MENOS - CE
4º) BR PHARMA - BR
5º) ARAUJO – MG
NÚMERO DE LOJAS
1º) RAIA/DROGASIL - SP
2º) DSP/PACHECO - SP/RJ
3º) BR PHARMA - BR
4º) PAGUE MENOS - CE
5º) WAL-MART – SP
>> Leia mais:
Rede de farmácias Pague Menos entrará na bolsa em abril
Raia Drogasil abrirá primeiras unidades nordestinas na Bahia
Em crise de gestão, rede de Farmácia Santana é vendida