home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
13/08/13
Rede RaiaDrogasil muda negociação com laboratórios
Segundo analistas, mudança tem a ver com um novo movimento dos laboratórios, como EMS e Medley, de trabalhar preços de forma mais racional, com menos descontos nos genéricos
Valor Econômico

A RaiaDrogasil, maior rede de drogarias do país, decidiu mudar a estratégia de compras - o que inverte a lógica na relação entre as indústria farmacêutica e o varejo. A empresa acabou com a chamada "verba de mídia" que recebia na compra de medicamentos genéricos de grandes laboratórios. Neste modelo, a rede recebia um desconto negociado no valor de determinados produtos. Mas essa redução diminuia o custo de aquisição e aumentava a margem bruta. O laboratório, por sua vez, ganhava porque negociava a venda de volumes maiores de mercadorias nas quais quer ganhar mercado, como lançamentos, arcando com esse benefício ao varejo.

Nesse jogo de "ganha-ganha" havia alta volatilidade dos preços. Em determinados períodos o desconto subia ou caía, a depender da política de negociação do laboratório. Sem o desconto, o preço fica mais estável, mas a margem bruta da rede encolhe num primeiro momento. Isso ocorreu nos resultados do segundo trimestre da RaiaDrogasil, quando a margem diminuiu em 1,1 ponto sobre 2012 e 0,4 ponto veio da alteração na estratégia. Questionada pelos analistas sobre como ficam as relações com a indústria, a rede informou que não existiram problemas. "Antes, se eu comprava mais, a margem subia e se não comprava, ela caía. Agora tenho uma margem mais realista", afirmou Eugênio de Zagottis, diretor de relações com investidores e planejamento, 

Analistas acreditam que a mudança tem a ver com um novo movimento dos laboratórios, como EMS e Medley, de trabalhar preços de forma mais racional, com menos descontos nos genéricos. De acordo com essa tendência, a varejista pode ter decidido se movimentar para buscar um outro modelo de negociação. A companhia nega que a mudança seja reflexo da redução de descontos.

Segundo a rede, a alteração acontece num ambiente econômico mais "desafiador", afetado pelo ritmo de confiança menor do consumidor. Além disso, neste momento a Raia Drogasil passa pelo seu processo de integração das duas redes, iniciado em 2011, e que aumenta despesas não recorrentes, pressionando resultados. Segundo Zagottis, essas despesas ainda devem se repetir no segundo semestre, pois o processo de integração da Raia Drogasil deve ser finalizado ao fim do primeiro semestre de 2014. A partir de setembro, a rede vai operar a primeira loja da Raia que receberá produtos dos centros de distribuição da Drogasil.

Relatórios de analistas mantém visão positiva da empresa com base em alguns aspectos, como o fato de estar num mercado mais flexível, pelo trabalho contínuo de ganho de sinergias na integração, e pelo ritmo ainda forte de vendas nos últimos trimestres.

*As informações são do Valor Econômico.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.