home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
07/02/12
Samu Recife faz simulação para o Carnaval de olho na Copa
O Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo, será utilizado como teste para requisitos da FIFA
Raissa Ebrahim, do Recife

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) no Recife realizou, no último sábado (4), uma simulação de atendimento clínico de desastre, no centro da cidade, como forma de preparação para as ações do Carnaval 2012, mais especificamente para o Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo, que costuma atrair, todos os anos, cerca de 1,5 milhão foliões. A intenção é também ficar dentro dos requisitos exigidos pela Câmara Técnica da Copa do Mundo de 2014. O Galo será o foco do teste a ser realizado pela FIFA, que avaliará as ações de saúde desenvolvidas para atender o público durante o campeonato internacional.

 

“A ação foi um sucesso. O Galo é um evento atípico, que une mais de um milhão de pessoas todos os anos, num horário de sol. Estamos investindo numa rede de proteção ligada às grandes unidades hospitalares”, comentou o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

 

A atividade foi baseada em um desastre envolvendo quase 100 pessoas. Foi reproduzido o tombamento de um trio elétrico sobre foliões. No local, cerca de 30 figurantes maquiados com características de leves e graves ferimentos participaram da ação. Após o início da simulação, as equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia e CTTU foram mobilizados para o atendimento. Os primeiros socorros às vitimas foram dados no local onde várias lonas de classificação de risco (verde, amarela, vermelha e preta) foram forradas no chão.

 

A mobilização também contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), Universidade de Pernambuco (UPE) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

 

Da frota do Samu Recife, foram utilizados dois helicópteros, um pactuado com a PRF e outro com a Secretaria de Defesa Social (SDS), quatro ambulâncias, duas delas com UTI móvel e duas motolâncias, além de uma Kombi, representando o transporte de vítimas por populares.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.