O governo federal anunciou que fará investimentos no programa de Internação Domiciliar (ID) promovido pela Bahia. Sete unidades hospitalares da rede estadual, que já contam com o serviço, foram habilitadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 3.255, publicada no Diário Oficial da União. Com a decisão, as instituições passam a receber também recursos federais.
De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, em Salvador foram habilitados os hospitais Geral do Estado, Geral Roberto Santos, Geral Ernesto Simões Filho, Manoel Vitoriano e o Hospital do Subúrbio. No interior do estado, receberão o aporte financeiro do governo federal os hospitais Regional do município de Juazeiro, localizado no extremo norte da Bahia, e o Regional Dantão Bião, de Alagoinhas, município que fica a cerca de 120 km da capital baiana.
O programa de Internação Domiciliar implantado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em 2008, presta atendimento em casa para pacientes que necessitem de cuidados e tecnologias acima dos oferecidos em ambulatório. O programa tem 26 equipes em atividade e atua em 14 hospitais de 10 municípios. Mais de 1500 pacientes foram admitidos e acompanhados pelas equipes de ID, em 2011.
Ainda não há informações sobre o valor do recurso destinado para o governo federal para os hospitais baianos que, segundo assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, será divulgado nos próximos dias.