home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
06/10/14
Saúde digital na mira do Facebook
App de fitness Moves pode ter sido o primeiro passo para rede social entrar no negócio da saúde
da Redação

A agência Reuters avança que o Facebook pode estar entrando no espaço dos serviços de saúde e que o primeiro sintoma será a compra da app de fitness Moves.

O plano, ainda em desenvolvimento, passaria por estabelecer grupos online para conectar pessoas com estilos de vida e doenças em comum. De acordo com a Reuters, o Facebook também pretende desenvolver um conjunto de apps para monitorar, por exemplo, o seu treino físico e outros aspectos relacionados com a saúde.

Os grupos de discussão online de Parkinson´s ou da doença celíaca já existem praticamente desde o início da própria internet e no Facebook existe todo o tipo de comunidades criadas pelos utilizadores para abordar questões relacionadas com a saúde. A rede social estará apostando na criação das próprias versões oficiais de forma a manter os utilizadores mais engajados com o site e talvez mesmo melhorar os resultados em matéria de saúde de forma ligeira mas perceptível.

De acordo com a agência noticiosa, existem 3 trilhões de dólares circulando na indústria da saúde e a empresa liderada por Mark Zuckerberg quer uma fatia do mercado. 

Atualmente, os registros de saúde eletrônicos são tão valiosos que, segundo os especialistas em segurança, os hackers pagam 20 vezes mais por um prontuário médico no mercado negro do que por um número de cartão de crédito roubado.

Consequentemente surgem questões acerca da segurança dos dados de saúde de cada um pois são cada vez mais detidos, não por pessoal médico, mas por empresas de tecnologia. Tal como a Moves, a HealthKit, da Apple, tem a capacidade de recolher e centralizar informações de saúde entre apps. Alguns legisladores já recomendaram que as empresas de tecnologia impedissem a venda de toda e qualquer informação pessoal de saúde a terceiros e que exigissem de forma explícita aos utilizadores o consentimento prévio de partilha de dados.  

"Incluir disposições como estas nas políticas de privacidade deve ser muito simples para as empresas de tecnologia", afirmou o senador Chuck Schumer ao Washington Post.

Existem distinções importantes entre o tipo de dados de saúde com que estas empresas lidam e a informação de que um médico dispõe e não devem estar sujeitos às mesmas normas legais. Existem restrições previstas na lei que regulam o uso das informações do paciente, mas essas regulamentações não se aplicam às apps, por exemplo, já que são os próprios utilizadores a gerar a informação e, ao usar o serviço, já concordam previamente com a partilha dos seus dados. Segundo Deborah Peel, da Patient Privacy Rights, existe uma proteção nula dos usuários que cedem essa informação. Peel diz mesmo que "este é verdadeiramente um pesadelo de privacidade".

O Facebook não irá vender os dados de saúde dos seus utilizadores às farmacêuticas, continua a Reuters, ainda assim, os consumidores podem se sentir divididos entre o seu apetite por novos serviços de saúde disponibilizados pelas apps e dar ainda mais dados pessoais a uma empresa que tem sido criticada pela suas práticas de privacidade.

Assim, e estando consciente das potenciais preocupações, o gigante de Silicone Valley pretende dissociar os serviços de saúde da marca Facebook. A empresa pretende lançar a primeira app de saúde de forma discreta e sob um nome diferente. Um estudo de mercado pedido pelo Facebook revelou que a grande maioria dos utilizadores desconhece que o serviço de partilha de fotos Instagram pertence ao Facebook.

O Facebook adotou uma postura discreta nesta matéria e um porta-voz da empresa recusou comentar, afirmando que não respondem a rumores ou especulações.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.