home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
11/12/14
Saúde suplementar: FenaSaúde prevê crescimento de 3% para o próximo ano
Projeção é resultado de análise feita pela Federação em cima de levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Dea Barbosa, do P&P Saúde Suplementar

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) tem expectativa de que o setor encerre 2014 com crescimento de 3% no número de beneficiários de planos e seguros de saúde, atingindo perto de 72,2 milhões de vidas.
 
A projeção, divulgada nesta quarta-feira (10), é resultado de análise feita pela Federação em cima de levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e é inferior ao observado em 2013, quando o segmento registrou alta de 4,6%. No entanto, mesmo diante de cenário econômico adverso, com retração em diversos indicadores, a FenaSaúde considera que este mercado se comportou positivamente, mantendo tendência de expansão ano após ano. 

A entidade também traçou as expectativas e os desafios do setor de Saúde Suplementar para 2015. Segundo a Federação, o rumo da política econômica do novo mandato de Dilma Rousseff pode fazer com que o mercado mantenha o ritmo de expansão apresentado em 2014, variando entre 2,7% a 3,3%. 

De acordo com Marcio Coriolano, presidente da FenaSaúde, é importante que o Executivo volte suas atenções para desafios que são de interesse de toda a sociedade. “Elencamos como prioridades: diálogo do Governo com o segmento de Saúde Suplementar; ações para conter a escalada de custos médicos à população; edição de medidas para transparência na comercialização de insumos e materiais de alto custo, inclusive OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais); além da adoção de critérios técnicos de custo-efetividade, custo-utilidade e custo-benefício na avaliação da incorporação de novas tecnologias ao Rol da ANS”, afirma Coriolano. 

Mas para a entidade, o aumento dos custos assistenciais é preocupante. De 2007 a 2013, as receitas do setor cresceram 108,3%. Já as despesas assistenciais, no mesmo período, subiram 119,6%. Segundo análise da Federação, o aumento de beneficiários e o IPCA acumulados no período somaram 79,6%. A FenaSaúde também levantou a evolução do gasto médio per capita com consultas e internações. De 2008 a 2013, a variação do custo com pagamentos de consultas foi de 43,2%. Já com internações, a evolução registrou 95,8%. No período, o IPCA acumulado foi de 31,3%. 

Um dado importante é a qualificação contínua do setor. Em novembro, a ANS divulgou o 11º Ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento. O indicador mostrou redução de 40% no número de reclamações em comparação ao ciclo anterior, divulgado em agosto. No mesmo mês, a Agência apresentou o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), que registrou aumento de cinco pontos percentuais no total de operadoras médico-hospitalares classificadas como boas e muito boas em relação à avaliação anterior, representando 66,7%. A proporção de beneficiários cobertos por planos destes tipos de operadoras totalizou 82,5%, incremento de 19,6 pontos percentuais, diante do estudo divulgado em 2013.
 
“A Saúde Suplementar tem passado por um processo de melhora contínua. Prova disso são os indicadores divulgados pela ANS. Para as associadas à FenaSaúde, a regulação é importante para a organização do mercado, mantendo a operação das organizações que têm capacidade de prestar atendimento adequado e que primam pela qualidade”, ressalta Coriolano. 

Segundo a Federação, o acesso à informação também é um importante aliado das operadoras e dos beneficiários de planos e seguros de saúde. Neste ano, a entidade lançou duas publicações gratuitas: o Guia do Consumidor e o Guia da Gestante. Os materiais trazem informações que esclarecem pontos importantes do atendimento privado. Por meio da plataforma online ‘Plano de Saúde – O que Saber’, que inclui hotsite e página no Facebook, a FenaSaúde divulga conteúdo sobre regulação, prevenção da saúde, além de orientar o consumidor e tirar dúvidas sobre planos de saúde. Basta acessar em: http://www.planodesaudeoquesaber.com.br/

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) representa 27 operadoras líderes no mercado de planos e seguros de saúde. As associadas, distribuídas por 17 grupos econômicos, correspondem a 41,5% do mercado de assistência à saúde em número de beneficiários. (Fonte: FenaSaúde)



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.