home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
09/07/15
Seguradora Aetna anuncia oferta de 37 bilhões de dólares pela rival Humana
Um dia depois da Centene oferecer 6.3 bilhões pela Health Net, mercado norte-americano tem mais um negócio
Filipe Sousa

A Aetna anunciou em comunicado que pretende investir 37 bilhões de dólares na aquisição de sua concorrente Humana, em um negócio que pode fazer da empresa a segunda maior do mercado norte-americano de planos de saúde.

A proposta, que envolve dinheiro e ações, servirá para incrementar a posição da Aetna mas também para se ajustar às reformas do sistema de saúde federal, aproveitando as vantagens do Medicare Advantage, que oferece versões privadas do programa de saúde, com financiamento federal, voltadas para os idosos e pessoas com deficiências. Segundo dados do portal Mordern Healthcare, a Aetna conseguirá também aumentar a sua presença nos programas estatais e federais financiados pela Medicaid Tricare que cobrem militares e respectivos familiares.

Os 37 bilhões de dólares oferecidos vão permitir à Aetna atingir mais de 33 milhões de clientes, ficando agora mais próximos do grupo UnitedHealth e da líder de mercado Anthem, do grupo Blue Cross-Blue Shield. Há dois anos, a Aetna pagou 6.9 bilhões de dólares pela compra da Coventry Health Care, que administra a cobertura da Medicaid e oferece planos Medicare Advantage.

O anúncio da oferta surge logo após ter se tornado público outro negócio, o da proposta de US$6.3 bi da Centene pela seguradora Health Net. A Centena expandirá a sua ação no estado da Califórnia, o maior em termos de Medicaid, e permitirá alargar a sua presença a vários outros estados. western states.

A reforma do sistema federal de Saúde está possibilitando que milhões de norte-americanos passem a ter seguro de saúde. Só o programa Medicare Advantage passou a triplicar a sua cobertura na última década para quase 17 milhões de pessoas.

O mercado das seguradoras de saúde está sendo agitado nas últimas semanas , não apenas pelos negócios envolvendo Aetna e Humana, Centene e Health Net, também a operadora Anthem fez uma oferta pública superior a $47bi pela Cigna. Essa oferta foi rejeitada pela Cigna, mas, segundo o Wall Street Journal, estão decorrendo negociações entre as duas instituições.

Apesar da aquisição levar a Aetna a ocupar o terceiro lugar em termos de número de clientes, a compra da Humana fará com que a empresa passe a ser a seguradora com a segunda maior receita do país.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.